terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CLARISSE


Acho que nunca escrevi especificamente sobre depressão, acho meio complicado falar sobre o tema, porem acho que é necessário. Existem pessoas que estão usando essa patologia pra se promover, é moda do “verão” estar em depressão, sair dizendo pra todo mundo, é “cult”. Mas na verdade não é. Estar em depressão é simplesmente a coisa mais devastadora que um ser humano pode sentir, é simplesmente a incapacidade de reação do corpo em relação a qualquer coisa, é uma inercia quase que mortal, insuportável, insolúvel, desenfreada e desesperadora. Não acho que as pessoas deveriam usar esse tipo de coisa para querer ser “capa de revista”, acho meio que desrespeitoso para com todos aqueles que realmente sofrem.


Desconfiem sempre daqueles que se autodiagnosticam, pois a depressão se assemelha ao alcoolismo, ninguém aceita a princípio estar doente, recusam-se até o limite do suportável procurar ajuda médica, sentem medo de que o preconceito sofrido agrave mais sua tristeza, sempre acham que vai passar, mas os dias vão se seguindo e a vontade de voltar a viver simplesmente não vem, o corpo simplesmente se recusa a reagir, a vontade de dormir e de ficar quieto são as principais companhias, a falta de expectativa e esperança torna-se cada vez maior, a incapacidade de demonstrar sentimentos torna- se recorrente , sair da cama pra buscar um copo d’agua vira uma luta, e dar o primeiro passo da cama algo extremamente complicado, as pessoas que sempre diziam lhe compreender começam a afastar-se de você, começam a lhe culpar. Então viver acaba por ser um cotidiano doloroso.


...Como uma ampulheta imóvel, não se mexe, não se move, não trabalha.
E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete
Deitada no canto, seus tornozelos sangram
E a dor é menor do que parece
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida calma e força
Viver em dor, o que ninguém entende...


Clarisse - Renato Russo


Não adianta o quanto dizem lhe entender, ninguém sabe o que você sente, no fundo acham que é mentira, querem lhe obrigar a fazer as coisas como se você fosse uma pessoa normal, mas você simplesmente sabe que já não é, acho que essa é a parte mais difícil, ser empurrado a fazer as coisas, ser chamado de preguiçoso e inútil são coisas que realmente lhe deixam em uma situação mais difícil, pois a própria depressão lhe causa uma sensação de inutilidade extrema, quando o próximo lhe confirma isso, você tem a certeza que realmente já não faz falta, que é dispensável.


...Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente
Nada existe pra mim, não tente
Você não sabe e não entende...


Clarisse - Renato Russo


É insuportável ter que viver em função do gosto alheio, é preciso que seja respeitado o luto de quem sofre esse mal. Eu nunca mais serei como o dia que passou. Essa doença é um câncer em sua alma, a cada dia que passa está maior, já não falo mais nada pra ninguém, estou cheio de marcas igual à Clarisse, meus amigos estão se perdendo de mim e eu sei que a culpa e minha, eu queria tanto mais não consigo mantê-los de meu lado, sinto falta, mas simplesmente não sei dizer.


...Aquele menino foi internado numa clínica
Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças
Dos sonhos que se configuram tristes e inertes...


...Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço...


Clarisse - Renato Russo


Depois de todos esses anos eu já me sinto cansado, as noites mal dormidas, o descaso dos que simplesmente ignoram sua dor, não querem saber, lhe dizem mentiroso, a falta de expectativa, de horizontes, a revolta contra as injustiças, que parecem que só eu sinto tudo isso se torna cada vez mais pesado. Mas hoje em dia, o que mais me incomoda além das dores do coração são as debilidades físicas adquiridas, as dores que sinto no corpo são praticamente desumanas. Eu simplesmente não suporto mais sentir dor todos os dias e todas as horas, dificilmente comento sobre isso, pois não suporto a ideia de sentirem pena de mim, ou olharem com olhar de duvida e descaso como muitas vezes vi, mas é cada vez mais crônico, cada dia que passa mais um pedaço do meu corpo dói, e se tornam mais intensas, o sono já não descansa mais meu corpo, os dias todos estão se acumulando sobre as minhas costas, assim como Clarisse minha felicidade perdeu o endereço, e eu acho que isso é pra sempre, acho que tornou-se uma condição de existência.


Estou cansado de ser vilipendiado, incompreendido e descartado
Quem diz que me entende nunca quis saber
Aquele menino foi internado numa clínica
Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças
Dos sonhos que se configuram tristes e inertes
Como uma ampulheta imóvel, não se mexe, não se move, não trabalha.
E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete
Deitada no canto, seus tornozelos sangram
E a dor é menor do que parece
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida calma e força
Viver em dor, o que ninguém entende
Tentar ser forte a todo e cada amanhecer.
Uma de suas amigas já se foi
Quando mais uma ocorrência policial
Ninguém entende, não me olhe assim
Com este semblante de bom-samaritano
Cumprindo o seu dever, como se eu fosse doente
Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente
Nada existe pra mim, não tente
Você não sabe e não entende
E quando os antidepressivos e os calmantes não fazem mais efeito
Clarisse sabe que a loucura está presente
E sente a essência estranha do que é a morte
Mas esse vazio ela conhece muito bem
De quando em quando é um novo tratamento
Mas o mundo continua sempre o mesmo
O medo de voltar pra casa à noite
Os homens que se esfregam nojentos
No caminho de ida e volta da escola
A falta de esperança e o tormento
De saber que nada é justo e pouco é certo
E que estamos destruindo o futuro
E que a maldade anda sempre aqui por perto
A violência e a injustiça que existe
Contra todas as meninas e mulheres
Um mundo onde a verdade é o avesso
E a alegria já não tem mais endereço
Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
Mas um dia eu consigo existir e vou voar pelo caminho mais bonito
Clarisse só tem 14 anos...


Clarisse - Renato Russo


Demorei um tempão pra poder publicar esse texto, pois como já disse, não gosto da ideia de sentirem pena de mim, muito menos me procurarem pra uma palavra solidaria, acho que não estou preparado para isso. Se quiserem fazer algo por mim, pensem em mim como alguém legal, que quando da, às vezes aparece, ou simplesmente peçam por mim, comentem com os amigos, tenham boas lembranças e sintam-se felizes. Perdoem-me pelas arrogâncias e falta de atenção e tempo, digam coisas boas e façam coisas boas, isso bastara, e eu sentirei. Quanto aos que estão querendo se dizer depressivos pra estar na moda, acho que suas patologias são outras, procurem algo melhor pra fazer. Aos que querem fofocar sobre mim, não vou dar este gostinho, pois eu mesmo conto tudo, simplesmente perde a graça. Quanto a mim, continuo tentando “ser forte a todo e cada amanhecer”, preferindo, cada dia mais, ficar sozinho, mas acima de tudo tentando conseguir “existir” e voar pelo caminho mais bonito