terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Bom Senso

A cada dia que passa eu tenho mais certeza que eu não sou desse planeta, simplesmente eu não sou daqui, de um tempo pra Ca, as coisas passaram a me incomodar muito sabe? Estamos vivendo simplesmente em guerra o tempo todo, todos contra todos, as pessoas que você menos espera estão de prontidão pra lhe chutar pelas costas sempre que possível, o cara que ri pra você aqui, dois minutos depois esta colocando o pé pra você cair, palavras como favor, confiança, gratidão simplesmente perderam o sentido, acho que vou até mandar uma carta pro seu Aurélio tirar de vez do dicionário tudo isso, simplesmente não fazem mais sentido, jogaram no vaso sanitário e puxaram a descarga definitivamente. Os tempos de guerra infinda deixam-me muito cansado e triste, não queria viver assim, Porem tudo esta terminantemente decidido, salve-se quem puder.

Mas as palavras que eu tenho mais saudade são as seguintes: bom senso, se a humanidade tivesse mantido ela, as coisas não estariam assim. O bom senso é o que diferencia o homem das maquinas, saber julgar, ponderar, ser humano é ter bom senso. Essa é com certeza a maior das leis, todas as outras doutrinas tendem a vir depois, caso o contrário, não precisaríamos mais de pessoas para julgar os casos, simplesmente alimentaríamos um software com todas as informações e teríamos a sentença impressa em poucos segundos, minutos depois estaríamos fazendo cumprir a pena, sem choro nem vela. Mas a vida não pode ser assim, todos somos seres diferentes, com características diferentes, com vontades, histórias diferentes, o que há de acontecer amanhã não esta em nenhum livro e muito menos em um manual, somos seres em eterna construção, em eterno nascimento, somos então, como diria Nietzsche o milagre da única vez.

Esses dias alguém tentara me explicar porque tomou determinada atitude que me prejudicou bastante, dizia ela ter sido apenas justa, pois cumpriu rigorosamente a lei, e o tribunal de sua consciência estava limpo, mas não estava, seu olhar de choro guardado a denunciava, isso não é certo. Na passagem bíblica eclesiastes 7.16 o rei Salomão diz o seguinte: -...Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo... Sabe o que ele quis dizer com essas palavras? Simplesmente tenha bom senso, depois de ter aplicado a dose de bom senso, toda lei será justa, não doera e muito menos será sentida como eu senti. A única coisa que eu pude dizer a essa determinada pessoa é que sua justiça estava lhe matando.

Bom Senso

Já virei calçada maltratada
E na virada quase nada
Me restou a curtição
Já rodei o mundo quase mudo
No entanto num segundo
Este livro veio à mão
Já senti saudade
Já fiz muita coisa errada
Já pedi ajuda
Já dormi na rua
Mas lendo atingi o bom senso
A imunização racional

Tim Maia.

Verdadeiramente ando bem cansado, gostaria de achar o livro do Tim Maia e atingi o bom senso, e dar de presente aos outros uma dose de bom senso, mais lembrei de uma frase de Eurípedes que tinha lido a anos que diz o seguinte: "Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice." (Eurípedes) sei que preciso começar tudo de novo, mas é difícil, é difícil dizer que ter gratidão por exemplo, perpassa pelo bom senso ou que nem a experiência muito menos a sabedoria(que muitas vezes é apenas presumida) não substituem. Lembrei-me então de Adriana Calcanhoto.

Senhas

Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu agüento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu agüento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu agüento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu agüento até os estetas
Eu não julgo competência
Eu não ligo pra etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
E compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Não, não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem

Eu gosto dos que têm fome
E morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem

Como nas senhas de Adriana, me sinto nesse caos. Sim, é preciso recomeçar incondicionalmente, preciso procurar novas pessoas para criar novas expectativas, pois precisamos delas para viver, e as velhas pessoas que me rodeiam agora, não me permitem mais expectativas, não espero mais afagos,mesmo que eu as tenha dado pistas, evidencias e provas de que gostaria de confiar, ter como amigos, descansar ao seu redor. Gostaria de ver um pouco mais de gratidão nas pessoas, ou pelo menos acreditar que ainda há, gostaria de ter chance de me defender sempre que atacado, mesmo das coisas velhas, isso me faria bem. O filme por aqui por essas bandas anda meio sem final, o mal anda vencendo, a arrogância se perpetuando e as injustiças se multiplicando. Estava precisando dizer que tudo passa, estava precisando dizer que ainda é possível mudar, Estava precisando mesmo é de alguém legal pra conversar, de Bom Senso, só isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

É Paulinho, não queria ter chegado a essa conclusão mas te digo que já havia constatado tudo isso que vc afirmou! Tenho percebido essa falta de bom senso não só comigo mas tb com pessoas próximas a mim! e ter essa sensação é horrível, é decepcionante! Quando conhecemos à verdadeira essência do homem ficamos assombrados, e eu tb "preciso procurar novas pessoas para criar novas expectativas", pq senão fica difícil de viver, pq de uma forma ou de outra precisamos delas!Mas não precisamos tolerar certos tipos de coisas como, a ingratidão, a injustiça e a falta de respeito! usar de bom senso nos faz uma pessoa melhor!

bjss saudades

Anônimo disse...

É meu amigo eu também acho que as pessoas precisam ter um pouco mais de bom censo, mas, lendo um texto me deparei com a seguinte frase:
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

William Shakespeare