O meio educacional é um meio
muito difícil. É muito difícil ser verdadeiro nessa área, você não pode se arriscar
em dizer a verdade sob o risco de ser visado por varias gerações de gestores.
Poucos mundos são mais mesquinhos que o mundo da educação, por isso fiquei um
tempão sem escrever sobre o tema, mas tem dias que não dá, é tanta burrice
junta que se torna impossível ficar calado.
Sei que estou sendo boicotado e perseguido novamente. Por gente que eu
não tenho a mínima idéia de seus motivos (e ao mesmo tempo sei), gente de mente
pequena que não tem nem vocabulário pra dialogar comigo, mas de arrogância
inversamente proporcional, gente que está plantado em um cargo público e por
isso se acham sabedores de alguma coisa. Pobres idiotas com visão de galinha,
não conseguem vislumbrar nem o outro lado da cerca, não conseguem ler e
abstrair um texto de 20 palavras, mas se intitulam educadores, ou melhor, acham
que são gestores, acreditam que distribuir cadeiras entre escolas e preencher o
censo escolar é ser gestor, que viajar para
congressos-sem-futuro-de-beira-de-estrada e ganhar bolsinhas ridículas é ser
gestor, que ficar reunindo com bajuladores pra ouvir elogios mentirosos e
resultados fantasiosos é ser gestor, mas não é, estão muito enganados, isso é
estar gastando dinheiro publico de forma ineficaz.
Recebo algumas críticas por
apontar erros e não sugerir soluções, então hoje vou fazer diferente, vou
descrever passo a passo, o que eu acho necessário para que as coisas tomem um
pouco mais de jeito.
A crise educacional brasileira
é oriunda de um único motivo, Falta de Competência, falta de mão de obra
realmente qualificada. Por anos, foram se abrindo as mais diversas concessões,
principalmente em relação à formação. Hoje não se pode exigir o mínimo na
formação de professores, ninguém aceita ser avaliado, ou posto a prova. As
faculdades de pedagogia dificilmente fazem testes individuais ou exigem o
mínimo de seus alunos. Na verdade qualquer licenciatura, hoje em dia, é terra
de ninguém, qualquer analfabeto consegue se formar. A nível de gestor, as
coisas são piores ainda, são escolhidos por grau de bajulação, escolha essa que
em 99% das vezes, tria as piores pessoas, visto que pessoas realmente
competentes não são bajuladoras.
Quando as coisas vão subindo,
por incrível que pareça, pioram cada vez mais, coordenadores, orientadores,
diretores de ensino e secretários de educação são cada dia mais lastimáveis,
mais incompetentes. Não conseguem entender nem suas atribuições. vi
coordenadores que passavam o dia recortando figurinhas para colar em folhas de
papel, orientadores que ficavam vigiando alunos que vão ao banheiro, diretores
de ensino que não sabem o que é matriz curricular e finalmente secretários de
educação que acham que ser secretário é só viajar. Tudo parece que parou no
mundo da educação brasileira, não há renovação. Somos a única ciência do mundo
que continua a usar teorias e soluções que não deram e não dão certo. Será que
ninguém consegue perceber que estamos formando uma geração de Imbecis, Crianças
fadadas ao fracasso. Que não irão conseguir entender um manual de instruções,
que serão simplesmente esmagadas pelos alunos da educação privada. A quem os
responsáveis por este desmando estão querendo enganar? a quem esses professores
que não dominam a matéria estão querendo ludibriar?
É preciso que haja uma
reformulação profunda em nosso sistema de ensino, é necessário que se crie
mecanismos de expurgar os maus professores e atrair bons profissionais,
desestimular os descompromissados e
seduzir as grandes mentes. Se faz necessário desenvolver um programa que
premie aqueles que produzirem os melhores resultados, em São Paulo já se inicia
um processo semelhante a esse, professores que conseguem ensinar de maneira
eficaz e se saem bem nas avaliações periódicas, ganham mais, e professores que
não conseguem que seus alunos alcancem determinado patamar e nem tiram notas
satisfatórias nós testes de conhecimento, ganham menos. Digo mais, aqueles que
continuassem a não corresponder ao mínimo necessário deveriam ser afastados de
sala de aula, e em ultima conseqüência, demitidos por justa causa, para que se
economizasse dinheiro para a contratação de um profissional que realmente tivesse
vocação e conhecimento suficiente. Os Gestores escolares deveriam ser os que
conseguissem alcançar o ápice em relação a resultados e desempenho, assim como
ocorre na China, País com o melhor resultado no PISA (Programme for
International Student Assessment) Maior e mais completo teste de desempenho
educacional realizado no mundo, que aponta o Brasil, sempre, nas ultimas
posições em todas as matérias avaliadas. Outra lição que devemos tirar do PISA
e desmistificar e desmascarar muitas teorias erradas propagadas na educação
brasileira, uma delas, por exemplo, é em relação ao numero de alunos em sala de
aula. Por muitos anos se colocou a culpa no numero excessivo de alunos em sala
de aula como o responsável pelo fracasso escolar. Mentira, os países asiáticos
comprovaram que é bem melhor ter 40 ou até mesmo 60 alunos em uma sala, com um
bom professor, do que em 4 salas com 4 professores ruins, ou seja, a culpa é do
mau profissional.
Mas como avaliar desempenho
no cenário de total desorganização que se encontra o ensino?
- Vamos lá: lembro-me quando
dei aulas pela ultima vez em uma escola. A única coisa que me disseram foi a
série, em momento algum, me foi apresentado matriz curricular ou algo parecido,
eu poderia ir lá e ensinar o que eu bem quisesse, a única coisa que me pediam
eram meus planos de aula, que eu nunca dava, pois estavam única e
exclusivamente em minha cabeça. Então eu me perguntava, pra que serviam os
vários dias de planejamento escolar coletivo que a secretaria de educação
promovia no inicio do ano? (alem de
desperdiçar dinheiro claro), não sei direito, pois nunca me dispus a ir, mas
acho era pra cortar papel, (alem, claro, de ouvir discursos educacionais
ultrapassados e fajutos). Mas essa mania de não definir o que se deve ensinar,
é fruto dessa política permissiva irresponsável que se determinou como regra no
meio escolar, reza a lenda que o professor deve definir o currículo a ser
seguido de acordo com as necessidades individuais de cada um. Muito bonito, mas
ineficaz, é necessário sim que se defina o que deve ser ensinado, caso
contrário, corre-se o risco, de não se ensinar nada, como vem acontecendo. É necessário
sim que se defina e padronize o que se deve lecionar, a vida exige isso, o
mercado exige isso, os vestibulares (de verdade) exigem, os concursos, os
testes. Por isso e por outros motivos que estão se tornando cada vez mais
indispensáveis os cursinhos. Ensinam, de fato, o que deixou de ser ensinado na
escola. A escola simplesmente está se tornando perda de tempo, algo
estritamente burocrático.
Organizado o que se deve
ensinar, deve se observar os testes oferecidos aos alunos, pois é muito comum,
professores incompetentes realizarem provas pífias para camuflar seu fraco
desempenho, todos ficam felizes, os alunos, pois não precisam perder tempo
pensando, os pais, que acham que seus filhos são gênios e o professor, pois
recebeu elogio tanto dos alunos como dos pais. Por esse e outros motivos, os
testes deveriam ser padronizados, confeccionado por uma equipe pedagógica
realmente capaz, de notável conhecimento, pautada sobre a matriz curricular
oferecida. Todas as escolas, no mesmo dia, no mesmo horário o mesmo teste seria
aplicado nas respectivas séries. Assim como o aluno, os professores deveriam
conhecer seu conteúdo apenas no dia. Assim como acontece no vestibular, já
pensaram se o vestibular fosse realizado pelo próprio cursinho, todo mundo
acertaria tudo, não haveria como avaliar quem aprendeu ou deixou de aprender,
assim deve ser na escola regular, uma avaliação justa e eficaz.
Logo após a avaliação dos
alunos, deveria ser feita a avaliação dos profissionais de educação, e através
de uma media das notas, deveriam ser tomadas as atitudes cabíveis. Por exemplo
os melhores professes deveriam ganhar incentivos salariais de acordo com o grau
de desempenho, já os maus deveriam ser remanejados para o estaleiro, e em
último caso descartados.
Então vão me questionar, como
fazer isso com os alunos do interior do município? Fácil, a implantação das
escolas pólo, é totalmente irracional manter uma escola em uma comunidade com
4, 5, ou 6 famílias, o governo federal
já descobriu isso e por este motivo anda investindo no transporte escolar,
infelizmente os secretários de educação não perceberam , e acham melhor
pulverizar maus professores em péssimas salas de aula multisseriadas pelo
interior.
Hoje, na média, o professor
brasileiro ganha mais do que merece, há exceções? Sim há, e é por causa delas
que se deve separar o joio do trigo, e em muitos casos queimar a plantação
inteira, selecionar novos grãos e começar de novo. A profissão de professor tem
de ser bem remunerada? Claro que sim, mas o profissional tem de fazer jus ao
seu salário, a categoria só pode se fortalecer se conseguir mecanismos eficazes
de triagem, como por exemplo a OAB no caso dos advogados , precisamos
urgentemente da criação de um conselho de educação que crie regras e
pré-requisitos para o ingresso na profissão, que impeça que profissionais
descompromissados prejudique uma classe inteira, manchem sua imagem.
Os resultados disso tudo são
imediatos? Claro que não, há de se esperar um certo tempo para que tudo entre
nos eixos e produza algum resultado, mas se faz necessário que se de inicio o
mais rápido possível. Creio que em 4,5 ou 6 anos os primeiros resultados já
estariam sendo observados, como melhoria salarial da classe, melhores notas nas
avaliações internacionais e mesmo no IDEB, dentre outras coisas.
Mas comigo, o que vai
acontecer depois da publicação deste texto? Acho que vão me jogar pedra e pau quando sair na rua, pois a esmagadora
maioria dos profissionais vai se enquadrar no perfil que deveria ser expulso do
meio educacional, vão me perseguir mais e inventar mais mentiras sobre mim ,
mas eu não me importo, já estou acostumado, o que me chateia mesmo é quando
atribuem coisas que eu não faço, textos anônimos, fofoquinhas e outras
mesquinharias. Vejam bem, eu sempre tive coragem de dizer o que penso, assim
como estou fazendo agora, eu não me escondo para difamar e ofender ninguém, eu
simplesmente escrevo e assino em baixo. Eu só queria que esses covardes que
ficam pelas esquinas me acusando disso e daquilo, tenham coragem de mostrar a
cara, façam como eu, escrevam e assinem , digam o que quiserem pra mim, mas
deixe endereço para que possa responder.
Sinceramente acho tudo isso
meio confuso, algo entre o ódio e a admiração, um tanto patológico, minha presença
parece que incomoda, de certa forma escancara muitas limitações. Há um medo
contínuo do que posso escrever ou falar, por isso tentam me desqualificar e
desmoralizar atribuindo textos simplórios a minha pessoa, coisas que não fiz ou
mesmo coisas que não disse.
...Fale mal de mim
Suba nesse palco tente me acompanhar
Fale mal de mim
Jogue seu veneno caia e tente negar
Toda admiração que sentes ao me ver
Fale mal de mim
Jogue a pedra do tamanho que você quiser
Fale mal de mim
Mas eu sei que voce sabe haja o que houver
Mesmo se escondendo voce vai me escutar...
Suba nesse palco tente me acompanhar
Fale mal de mim
Jogue seu veneno caia e tente negar
Toda admiração que sentes ao me ver
Fale mal de mim
Jogue a pedra do tamanho que você quiser
Fale mal de mim
Mas eu sei que voce sabe haja o que houver
Mesmo se escondendo voce vai me escutar...
... Fale mal de mim
Mas o que eu tenho você nao vai alcançar
Fale mal de mim
Minha poesia vai fazer voce parar
E de uma vez por todas tente entender...
Mas o que eu tenho você nao vai alcançar
Fale mal de mim
Minha poesia vai fazer voce parar
E de uma vez por todas tente entender...
Fale mal de mim (Joaquim
Cezar)
Digam o que disserem, ou façam o que acharem,
as palavras INCOMPETENTE e BAJULADOR sempre
vão estar brilhando na testa de alguns que coincidentemente copiarão e
utilização este texto para fazer fofoca.
Mas ainda existe um alento para mim nisso tudo,
há uma pequena parcela de pessoas
competentes que irão me aplaudir, e isso me faz bem, ser admirado por pessoas
que sabem realmente de alguma coisa, me faz bem.
Um comentário:
Realmente caro Paulinho, os bons profissionais ou àquele que expõe sua opinião não muito favorável aos rumos propagandistas que a Educação ipixunense está tomando, não é muito bem visto sendo totalmente ignorado. Hoje, após mais de sete anos de governo "democrático", de um regime "libertário", como alguns bajuladores costumam pregar, ainda temos crianças que chegam a antiga quinta série sem noção de escrita e leitura.
A pergunta que fica e o que você está expondo e que eu particularmente concordo plenamente, até porque estou cursando licenciatura, onde estão os milhares de reais investidos no pagamento de mensalidades de alunos formados por uma "FRUTA", realmente agora estão dando o resultado esperado, um rumo totalmente desfocado do ideal talvez até imaginado quando se decidiu investir em tantos alunos. De certo, alguns se salvaram e conseguem dar um pouco de dignidade à profissão e ao dinheiro público que fora investido, mas o joio conseguiu infestar não somente a plantação como também foi levado ao celeiro. Hoje, temos quantos sendo formados no grande mestrado de educação e o que estão dando em contrapartida ao dinheiro público também investido, e, que não é pouco?
A resposta é bem nítida aos olhos críticos. Se quando há a implantação de uma política de resultados e não vanglórias para satisfação política “imbecil”, temos que esperar longos anos para a colheita satisfatória e ainda com necessária averiguação sistemática do resultado, imagine se nem mesmo iniciarmos.
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