segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tudo Por Você


Esses dias vi uma cena interessante, uma jovenzinha de mais ou menos 17 ou 18 anos, linda, corpo definido, rosto quase que angelical e pele perfeita, do seu lado um senhor de mais ou menos 70 anos, careca, com a barriga abaixo da cintura, olhar de bêbado e extremamente mal educado, a principio pensei que eram avô e neta, ou pai que resolveu ter uma filha na maturidade, mas pra minha surpresa tive o desprazer de velos se beijando, eram um casal de namorados. Então os puritanos e as madres Terezas de Calcutá, me jogarão pedras e alegarão que o amor pode acontecer a qualquer idade. Mas perdoem-me, depois de presenciá-los saírem do local simplesmente de BMW,  na companhia de uma velha que parecia ser mãe da garota, não consigo acreditar nessa hipótese, não adianta tentar forçar a barra que eu não vou acreditar nesse amor. Existem duas coisas que eu acho que eu não devo mais fazer, uma é ser politicamente correto sempre, e outra e ser modesto, não cabe mais isso em mim, não vou ficar fingindo o que não sou. Sou o que sou, e não ligo o que vão pensar de mim quando eu falar o que penso. Definitivamente eu não acredito nesses “amores” desproporcionais, coincidentemente temperados com dinheiro, me desculpem, posso estar errado em alguns casos, mas em 99% das situações eu estou certo.
Essa menina não sabe o que está fazendo, e muito menos as prováveis pessoas que estão lhe empurrando para esse caminho. Não consigo conceber uma mãe que induz a filha casar por interesse, está definitivamente decretando uma vida de frustrações e infelicidade para a filha. Definitivamente o dinheiro não compra felicidade, essa é uma das frases prontas mais verdadeiras que eu conheço. Alguém que se submete a isso, nunca sentira coisas do amor, nunca vivera a alegria das coisas simples. Ter que se acostumar com o desprazer de todos os dias acordar ao lado de um cara horrível e mal educado é um peso muito grande,  Talvez a mãe dela esteja feliz, pois desfruta do dinheiro sem ter de passar por este dissabor.
Era evidente que aquele homem tratava aquela menina como objeto, como sacos de lixo que depois da serventia serão jogados fora sem a menor cerimônia, talvez ela também saiba disso, mas a necessidade de arrumar um “Bom Casamento”  é mais forte. No português claro, aquela velha gananciosa estava simplesmente vendendo o corpo da filha. É isso, não há outra definição, não consigo distingui-la de uma cafetina negociando a própria filha. Com um agravante, as pessoas que se dispõem a fazer isso admitem que estão fazendo, e dificilmente fazem isso com as próprias filhas.
Se tem uma frase que eu tenho pavor é esse negócio de “Bom Casamento”, pessoas não são coisas ou títulos de capitalização, ou ações de bolsa de valores, pessoas são “milagres de uma única vez” como dizia Nietzsche, são grandiosas demais para serem mensuradas, inigualáveis demais para terem preço. As coisas do amor são infinitamente maiores que os preços. Alguém que se submete a viver uma vida de interesses tem de aprender estar sempre em um estado de letargia quase que vegetativo para poder agüentar  certas coisas, vivem ao ponto de vomitar.  Mas para que sustentar uma situação dessas? Pra ostentar algo para os outros verem? Para sua família dizer que você tem um bom casamento? Para suas amigas sentirem inveja? Isso vale à pena? Essa busca insana por dinheiro vale todo custo? Às vezes me assusto com isso, esses dias estava lendo citações de Dalai Lama e vi algo que achei muito pertinente:

.... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.


Mas a via tem dois sentidos, não é só o dinheiro que compra as coisas, a sedução e o sexo também compram muita coisa, na musica La Maison Dieu ( que quer dizer em Frances mais ou menos A casa de Deus) Renato Russo descreve muito bem isso:

....E de qualquer forma quem volta
Sozinho pra casa sou eu
Sexo compra dinheiro e companhia
Mas nunca amor e amizade, eu acho
E depois de um dia difícil
Pensei ter visto você...



Sexo e sedução também “compram” dinheiro, mas nunca amor e amizade de verdade, mas quando falo de amigos, não falo em “amigos de bar”, falo de amizade de verdade, que perdura, que ampara. As companhias e o dinheiro comprados pelo sexo são mais efêmeros que qualquer coisa, desaparecem como relâmpagos, deixam a tristeza a solidão e o arrependimento.
Mas onde moram, os amores verdadeiros, sem interesse ou coisa parecida? Simples, moram nessa música.


Gosto de ver você dormir
Que nem criança com a boca aberta
O telefone chega sexta-feira
Aperto o passo por causa da garoa
Me empresta um par de meias
A gente chega na sessão das dez
Hoje eu acordo ao meio-dia
Amanhã é a sua vez
Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você.
Temos que consertar o despertador
E separar todas as ferramentas
Que a mudança grande chegou
Com o fogão e a geladeira e a televisão
Não precisamos dormir no chão
Até que é bom, mas a cama chegou na terça
E na quinta chegou o som
Sempre faço mil coisas ao mesmo tempo
E até que é fácil acostumar-se com meu jeito
Agora que temos nossa casa
é a chave que sempre esqueço
Vamos chamar nossos amigos
A gente faz uma feijoada
Esquece um pouco do trabalho
E fica de bate-papo
Temos a semana inteira pela frente
Você me conta como foi seu dia
E a gente diz um pro outro:
- Estou com sono, vamos dormir!
Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você
Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo
Por amor.

O mundo anda tão complicado ( Legião Urbana)


Eis então uma verdadeira história de amor, de alguém que se satisfaz em apenas observar o sono da amada, ou que troca de meias e dorme no chão. Quando se ama de verdade, ate mesmo as dificuldades tornam-se coisas legais, se vê beleza no que as outras pessoas observam tristeza, trocam qualquer segurança ou valor para estar ao lado de quem lhe faz bem, abrem mão de tudo, esquecem de tudo para viver aquilo que é verdadeiro, para estar na companhia perfeita, ao lado daquele ou daquela que faz sua alma sorrir. De tudo, o que tenho mesmo a dizer, é que o dinheiro de muitos pode comprar tudo pra você, mas só quem lhe ama de verdade, é capaz de fazer tudo por você.

Nenhum comentário: