quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os nossos dias serão para sempre...


Hoje meu filho Gabriel faz 4 anos, infelizmente não estou por perto, passei o dia pensando no que estaríamos fazendo caso estivéssemos juntos, ou quantas perguntas ele já teria feito, não sei explicar a falta que ele me faz, acho que ninguém pode, é algo inexplicável e também é assunto de explicação desnecessária, o nosso amor é só nosso, não precisa ficar tentando dizer pra ninguém, e é exatamente o que ele sente por mim, ele simplesmente não fala pra ninguém que gosta de mim, e nem tem paciência com quem fica perguntando ele simplesmente gosta do jeito dele, assim é ele, como eu, as vezes é parecido como meu irmão, tem vezes que ate me confundo, tenho a impressão que estou brincando com ele 20 anos atrás, me sinto criança. Um dia desses chorei durante a noite, pois meu filho simplesmente reagiu da mesma forma que meu irmão reagiu a uma brincadeira que fazíamos a mais de duas décadas, era como se fosse um dejavu, mas com a diferença de eu lembrar exatamente de todos os detalhes, eu vivi exatamente a mesma situação 20 anos depois. Simplesmente não disse a ninguém, apenas curti tudo, senti cheiro de samambaia molhada da mamãe, cera vermelha que a ela passava no chão da nossa casa, o perfume das naftalinas no fundo das nossas gavetas e a leveza que eu tinha nos meus anos de meninice, Meu Deus, como me senti feliz, então entendi a divina explicação da vida.

Sempre disse que o nome Gabriel é por causa doGabriel Garcia Marquez, e de fato é, mas sempre brinquei dizendo que era por causa do anjo anunciador de Jesus, pois tinha preguiça de explicar milhares de vezes a mesma historias responder as mesmas perguntas, Gabriel Garcia o que? Quem é ele?Então tinha que explicar, é um escritor colombiano que escreveu 100 anos de solidão, 100 Anos de que? De solidão, é um clássico da literatura, blablabla, e depois de muita conversa a pessoa voltava a perguntar, mas porque Gabriel? Então descobri que quando eu dizia que era por causa do anjo Gabriel, economizava algo em torno de umas 1.500 palavras no mínimo, pois as coisas da bíblia a maioria das pessoas tem medo de questionar, todos entendiam de primeira.

Com o tempo percebi que minha historia inventada era mais real do que a historia verdadeira, o Gabriel era um anjo mesmo, era o anjo que Deus me deu pra morar nas minhas ausências e que depois veio viver comigo, essa foi a divina explicação que a vida me deu, ele me surpreende com tanta autoridade, que as vezes chego a pensar que ele tem total noção e controle de tudo que faz, de todas as brincadeiras e excentricidades, te todos os bichos exóticos que ele já me pediu, porcos espinhos, lhamas e camelos, eu tenho certeza que ele tem algo diferente, ele tem uma certeza no que diz incontestável, um olhar de confiança que só vi em uma pessoa, exatamente no tio que ele nunca chegou a conhecer, uma marca inconfundível pra mim, assim como se o mundo desses voltas e repetisse as mesmas coisas, como conta o livro 100 anos de solidão do Gabriel Garcia Marques. Meu filho tem os olhos de certeza do meu irmão a personalidade inabalável e uma inteligência quase sobre-humana. Longe de ser corujisse de pai, eu sou frio o bastante pra não cair nessa, é olhar clinico mesmo, quase que cientifico.

Agora esta chovendo, e das gotas de água no vidro da janela do meu quarto (parecidas com as da capa do Diário do Menininho) lembrei do meu filho, dos anjos, e da musica Esperando por mim.


Acho que você não percebeu

Que o meu sorriso era sincero

Sou tão cínico às vezes

O tempo todo

Estou tentando me defender

Digam o que disserem

O mal do século é a solidão

Cada um de nós imerso em sua própria arrogância

Esperando por um pouco de afeição

Hoje não estava nada bem

Mas a tempestade me distrai

Gosto dos pingos de chuva

Dos relâmpagos e dos trovões

Hoje à tarde foi um dia bom

Saí prá caminhar com meu pai

Conversamos sobre coisas da vida

E tivemos um momento de paz

É de noite que tudo faz sentido

No silêncio eu não ouço meus gritos

E o que disserem

Meu pai sempre esteve esperando por mim

E o que disserem

Minha mãe sempre esteve esperando por mim

E o que disserem

Meus verdadeiros amigos sempre esperaram por mim

E o que disserem

Agora meu filho espera por mim

Estamos vivendo

E o que disserem os nossos dias serão para sempre.

Renato Russo


Então senti paz, compreendi por um instante a inexplicável poesia da vida, o mundo e suas voltas, suas ligações. Senti a presença de Deus e percebi que ele pode se manifestar das mais diferentes formas, as vezes pode estar apenas em um olhar, que só você percebeu. E sempre, independente de quanto tempo possa demorar, ele vai responder seus pedidos, basta que tenhamos sabedoria para perceber. Compreendi que a saudade e algo que não necessariamente precisa ser sofrida, muitas vezes podemos curti-la, aprecia-la. Gosto dos pingos de chuva dos relâmpagos e dos trovões, hoje eu não vou chorar, vou apenas contemplar a chuva, sei que o mal de "todos" os seculos é a solidão mas acabei de compreender que meu filho espera por mim, e aconteça o que acontecer eu sempre estarei com ele, e ele sempre estará comigo, pois os nossos dias serão para sempre.

9 comentários:

Anônimo disse...

Você se superou dessa vez, está lindo o texto e mais uma vez me chorar. O Gabriel é lindo mesmo e se parece com você

Anônimo disse...

Meu Deus, cmo vc escreve bem, faz bem pra alma.

NELSONITA disse...

TEUS TEXTOS SÃO CRIADOS EM MOMENTOS ESPECIAIS EM QUE ESCREVES COM O IDIOMA DA TUA ALMA. USAS PALAVRAS INTELIGÍVEIS E VERDADEIRAS, MESMO COM LENBRANÇAS DE TEU SAUDOSO IR. HA 20 ANOS ATRÁS, MAS QUE GUARDA EM SILECIO E QUE PODES REVIVER COM A SEMELHANÇA QUE EXITE ENTRE GABRIEL E JORDÃO.MEUS FILHO, NETOS E TODA A NOSSA DESCENDENCIA SE RECONHECERÁ ATRAVÉS DE SEMELHANÇAS IGUAIS A QUE DESCREVES COM MUITA AUTORIDADE.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Simplesmente lindo!!!!!!!!!!!!!!adorei!!!!!!!!!!

Nathalia

Anônimo disse...

"Então senti paz, compreendi por um instante a inexplicável poesia da vida, o mundo e suas voltas, suas ligações." Teu texto se resume à essas palavras, a tua relação com teu filhote,as brincadeiras que te trazem lembranças do teu irmão, é tudo tão inexplicável! e no entanto, tudo tão intenso que da vontade de abraçar esses momentos, que com certeza estarão para sempre.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
junior disse...

acho voce muito talentoso com as palavras, tive a oportunidade de ler seu livro em apenas um dia, me identifiquei muito com seus textos, sobretudo,aqueles que falam de amor, música, suas poesias. parabens.

junior disse...

"As palavras são obras de arte que tornam a ciência possível.
As palavras são abstrações que tornam possível a poesia.
As palavras significam a recusa do homem a aceitar o mundo como está".


WALTER KAUFMAN, crítica da religião e da filosofia.