domingo, 30 de outubro de 2011

Poderes Desprezíveis

Por esses dias estava, mais uma vez, na minha sina de tentar dormir, passando pelos canais de televisão, primeiro, a melhor coisa que estava passando eram duas marionetes de espuma conversando na TV cultura, assisti por um tempo, o dialogo até que estava bom, mas ai, para minha tristeza um dos patinhos disse que ia embora então o programa acabou. E agora? Comecei a apertar freneticamente o botão de canal, então parei em uma entrevista com um senhor que não sei quem era e muito menos o canal, só sei que eram um dessas milhares de canais de TV fechada (que é um pouquinho menos pior que a TV aberta, que a propósito, já não assisto a séculos). Mesmo com o efeito do Rivotril, já não me ajudando muito a compreender muito os fatos, lembro-me que o apresentador perguntou ao sábio entrevistado, o que mais lhe causava medo no Brasil? então secamente o senhor disse: “eu tenho medo dos pequenos poderes dado aos incapacitados”. Logo depois não sei mais o que aconteceu, mas logo de manha essa foi a primeira frase que me veio a cabeça, então pensei, meu Deus, o quão isso é verdade, tão simples e ao mesmo tempo tão completamente verdadeiro.
Eu sei que incomoda pra caramba toda essa roubalheira do PT, o enriquecimento inexplicável  do Palocci, os desvios do ministério dos transporte enquanto as estradas tem buracos que cabem nossos carros inteiros, a Delta ate concerta, mas a garantia e de iogurte,  os escândalos da agricultura que praticamente desestimula qualquer um de plantar um pé de alface, e por fim esse cara dos esportes, que comia tapioca com cartão corporativo, distribuído o dinheiro pras ONGS devolverem parte pro partido dele, enquanto isso nosso esporte é uma lástima, os que se destacam são aqueles que vão treinar nos EUA, os que ficam por aqui, tem de correr descalço na piçarra, chutar bola de meia e treinar com fome, a realidade é essa. Ficamos todos contentes ganhando umas medalhinhas no pan-americano, só esquecem de nos contar que os outros times só mandam suas equipes,  “B”, universitária , amadora. E quando chega as olimpíadas, que o negócio é de verdade, não ganhamos nada. Somos vergonha esportiva, mas a TV, o governo, nos fazem acreditar que somos potência. A minha casa minha vida, agora ta cobrando propina pra contemplar, meu pai diz que deveria ser, minha casa minha morte. A educação? Não vou nem falar muito, se não acaba o espaço, não conseguem realizar uma prova decente, todo ano tem palhaçada, vendem as questões, vazam provas inteiras, e quem paga o pato são os estudantes que não tem nada haver, e ainda por cima tem que fazer uma prova baseada em conhecimentos que não são dados no ensino médio, tem que ir pro cursinho, os mesmos cursinhos que compram as provas, só os mais caros claro, pois os cursinhos de pobre são feitos pra reprovar, e finalmente os que tentam estudar em casa não sabem nem o que estudar. Mas não falem muito alto isso pois os xiitas defensores do governo podem não gostar, a culpa não é de quem rouba saqueia ou desvia, a culpa e de quem denuncia, ou seja da Veja (Único veiculo de comunicação do Brasil que não se vendeu)
Ta tudo errado, mas todo mundo acha que ta tudo bem, mas por incrível que pareça, do que eu mais tenho medo, são dos pequenos poderes, a pequena partícula de poder que está na ponta, mas perto da gente, assim como disse o homem do canal que não sei qual era, eles podem ser letais, nos atingem em cheio, tenho três exemplos disso. Um deles trata-se da reforma que estou fazendo na minha casa, simplesmente um palhaço que se passou por engenheiro quis, de alguma forma, ganhar dinheiro meu, pois, segundo ele, minha obra não tinha planta adequada, que iria me denunciar pro CREA ( aquela mesma entidade que fiscaliza e aprova as plantas dos prédios que caem em Belém), mas tudo isso poderia ser resolvido com sua assinatura que valia  R$ 500,00. Pra este safado eu só tenho a dizer que eu prefiro pagar R$ 5.000,00 de multa do que ser enganado por ele. O segundo caso foi de um policial esbravejando com uma grávida na frente do terminal rodoviário de Belém, um idiota semi-analfabeto que se sente Deus porque tem uma arma na mão, alem de serem brutos de nascença, não aprendem nada na academia, apenas serem arrogantes e mais mal educados, pois a formação é cada vez mais rápida é pior, acho que a próxima turma da PM só vai dar tempo de passar o filme tropa de elite, ai vão formar 300 novos “Capitães Nascimento” pra gritar com grávidas e matar crianças de 11 anos, como fizeram com o Juan Moraes Neves no Rio de Janeiro, ou atirar no pai de família que estava concertando seu telhado com uma furadeira. O despreparo é tão grande que não vai me admirar se algum desses novos PMs, formado as presas para a copa do mundo e olimpíada der  um tiro com o cano virado pra cara, acham exagero? Um delegado no primeiro dia de trabalho da última turma da policia civil do Pará deu um tiro na própria perna brincando com sua pistola, fato. E por último, recebi uma multa de transito contendo dentre varias mentiras, a de que eu tinha desrespeitado a autoridade do guarda, desacatado, sendo que eu simplesmente nunca vi o cafajeste e muito menos cometi qualquer uma das coisas que ele afirmara. Sinceramente queria conhecê-lo e perguntar qual o motivo de tal canalhice, falta de vergonha, falta de respeito e dignidade por parte dele, se ele é espírita e acha que eu fiz algum mal na encarnação passada, ou qualquer justificativa que fosse.


Há fuga em mais um presídio
E mortes a troco de nada
Há gente com fome nas ruas
Pessoas desempregadas
Há medo nos olhos do povo
E gestos inconcebíveis
Há ironia na fala
Dos poderes desprezíveis
Enquanto a gente luta pra sobreviver
Quem sabe um dia a gente possa aprender
a recitar o verbo amar, e então crescer
Que Deus nos dê sabedoria pra viver
Há tantas promessas vazias
E vidas desamparadas
Há falsos heróis como exemplos
Há contrabando de armas
Há medo nos olhos do povo
E gestos inconcebíveis
Há ironia na fala
Dos poderes desprezíveis
Enquanto a gente luta pra sobreviver
Quem sabe um dia a gente possa aprender
a recitar o verbo amar, e então crescer
Que Deus nos dê sabedoria pra viver

Poderes Desprezíveis
Kim, Julio e Cezar


Por fim, toda essa corrupção dos ministros me incomoda bastante, sei que sofrerei as conseqüências, mas nada se compara a conseqüência direta e imediata que sofro dos pequenos poderes dados aos despreparados, essa  partícula quase que insignificante do poder, mas que é letal, a sacanagem no ministério da agricultura me revolta, mas o grito que eu vi o PM dar com a grávida me doeu mais, a cara deslavada do Orlando Silva, negando o inegável me da ânsia de vômito, mas a multa que vou ter de pagar no final de ano por causa de um canalha vai me doer mais ainda, o enriquecimento do Palocci me chateia mas eu acho que deve estar doendo muito mais no coração da mãe do Juan que perdeu seu menino por pura maldade, e no meu também, pois poderia ser meu filhinho.


4 comentários:

Marcos Carmo de Almeida disse...

Que bom que a veja existe para mostrar as crueldades do Brasil: como o dossiê que o Lula mandou fazer contra o pobre Serra;como o atentado com o bolinha de papel na careca do Serra que quase o leva à óbito, o que o tornaria um mártir do povo brasileiro; e finalmente a bomba do esquema de desvio do ministro Orlando Silva que desviou uma fortuna capaz de comprar uma tapioquinha (com molho de leite de coco e tudo). Isto é um absurdo!O que seria dos brasileiros sem a Veja?

Marquinho.

Marcos Carmo de Almeida disse...

Paulo, não deixa esta tua raiva do governo Lula-Dilma te cegar...

O Brasil com 48 medalhas de ouro foi terceiro colocado no PAM. Perdeu apenas para Cuba 58 medalhas(ouro) e Para os EUA 92.

César Cielo e Tiago Pereira são Campeões mundiais portadores de records mundiais, assim como os nossos judocas, ginástas como Diego hipólito, Dayane dos Santos e outras. O nosso voley masculino é deca campeão da liga mundial. Maurren Maggi e Fabiana Murer são destaques mundiais no atletismo.

Sei que a corrupção e a violência no Brasil ainda estão enraizadas (e não foi o Lula que inaugurou), mas não é por isso que vou desconhecer os méritos do meu país. estamos entre os melhores do mundo nos esportes mais praticados.Para mim, muita modalidade deveria estar fora dos jogos olípicos: Boliche,Badminton, beisebol,Rúgbi, squash, softbol, patinação etc. Daki a pouco vão colocar baralho, Bilhar e jogo de peteca. Enquanto o Karatê e o futsal ainda estão fora das olimpíadas.

Marcus disse...

Sabemos o quanto é triste ver transcorrer toda esta bandidagem no propio Senado e muitas coisas acontecerem de tal forma.

Anônimo disse...

I like this blog ,because I learn some knowledge from it.Thank you very much.
Test Questions