terça-feira, 10 de setembro de 2013

Como teria sido?


Uma pessoa me perguntou quanto eu ganho para escrever. Olhei pra ela e disse:
-- Muito pouco
-então por que continua escrevendo? Replicou ela.
-- Porque o dinheiro é apenas uma peça do mecanismo da realização humana.

Sempre quando penso sobre isso, chego à conclusão de que não fui eu que escolhi escrever, foram às letrinhas que me escolheram para organiza-las conforme minha opinião.
Algo estava errado, as palavras estavam desorganizadas, minha lógica implorava para que eu colocasse ordem nas coisas, foi assim que eu resolvi escrever textos, mas então eles começaram a se tonar muitos e a se perder, e foi assim que surgiu o blog (www.paulinhodiario.blogspot.com), mas o blog começou a transbordar, e foi assim que surgiram os livros, a compilação de tudo aquilo que eu deveria dizer, organizados de uma forma que minha lógica enfim se aquietou.
Não me interessa se vai vender 1 ou 1 milhão de exemplares, assim como a verdade, para ser verdade, não necessariamente precisa ser ouvida por muitos, basta que ela seja dita, assim é minha relação com a literatura, pra mim já me basta apenas “dizer”.
Diferente é minha relação com a música. Estava ouvindo algumas gravações da banda e senti uma saudade danada, uma dor de não ter dito tudo que deveria dizer, uma sonata incompleta, um jardim abandonado, um “eu te amo” dito pela metade.
A grande maioria das músicas da banda nunca foram tocadas, e hoje penso, que poderão nunca ser. Apesar da saudade, meu coração já está se acostumando com a ideia de que, dificilmente teremos a oportunidade de completar nossa obra ou ao menos se juntar novamente, a cada dia as coisas estão cada vez mais distantes  As imagens dos sonhos estão cada vez mais nublados, as imagens vão se desfazendo na distancia da estrada, no por do sol do horizonte sem fim.
Lembrei-me da musica Sagrado Coração escrita por Renato Russo, uma das mais lindas melodias da banda é uma das mais lindas letras de Renato, mas que por falta de tempo não se juntaram. A melodia pode ser ouvida no álbum póstumo “Numa Outra Estação” e a letra apenas no seu encarte. Toda vez que a escuto, fica na minha mente a ideia, como teria sido? Assim acho que vai acontecer com a banda, dezenas de letras ficarão espalhadas por ai, e alguém em algum dia fará a pergunta, Como teria sido?
Olhando o site do Multshow (http://multishow.globo.com/musica/a-fabrica/so-por-voce/), na parte de letras de músicas, achei uma letra de um

a canção que fiz a mais de 7 anos, não sei quem a colocou lá, pois ela nunca chegou a ser gravada, chama-se “Só por você” e suas entre linhas falam muito mais que suas linhas, fala de uma esperança fraquinha, quase que improvável, de um sorriso discreto, quase que de Mona lisa, de uma dor escondida, quase impercebível.

Quero a luz serena desse teu olhar,
Mesmo já sabendo que não vou mais te encontrar.
(querer assim)
Quero um novo dia a cada amanhecer,
Mesmo já sabendo que não mais me entender.
Será covardia ou indecisão,
Deixar de percorrer as inconstâncias do meu coração. 

Será que vou estar ao entardecer?
Dias que não virão a acontecer,
Aqui já não, da mais...

Sonhos dessa vida sempre são iguais,
Muitos se desfazem nos seus próprios temporais,
(Tudo então)
Tudo é mais difícil que se possa ter,
Nem toda novela e contada na TV.

Sempre a realidade é um pouco mais,
Toda história sempre foi vivida a pouco tempo atrás.

Nunca vou te dizer, “que é eterno assim”,
Volto a procurar, em nosso jardim.
Pra me lembrar De ti.
Meu amor, para onde quer for,
Sentirei alguma dor,
Vento muda a direção,
Mesmo então.
Sentirei teu coração,
Bem difícil de entender,
Cantarei a mesma canção,
De algum tempo atrás,
Só por você.
Certa vez quase que coloco a canção no repertorio de uma das últimas apresentações da banda, lembro-me bem, mas acabei retirando, pois achava que ainda não era hora de canta-la, hoje só me resta ficar imaginando, como teria sido?

OBS: Pra que tiver curiosidade de ouvir as poucas coisas que foram ditas segue o link de algumas canções.




Nenhum comentário: