quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O DIA QUE NUNCA PASSA.


Existe um dia em que o dia nunca passa, ficamos preso em uma dimensão, sem ir pra frente nem pra trás, muitas vezes esse dia é alguém, outras uma saudade, algumas vezes uma paixão as escondidas e muitas vezes até mesmo decepções. É o dia em que seu mundo para, e tudo na sua vida fica dividido em dois, é preciso saber lidar com isso, existem pessoas que simplesmente adoecem outras se trancam no calabouço (entendam quarto) algumas se revoltam e saem pelo mundo fazendo tudo que da na telha.
Quando esse dia chega, nossos amigos dizem: sai dessa, o que é que tu tem? Tu ta doente? Ta precisando de alguma coisa? Olha isso ta te fazendo mal, tem alguma coisa errada? O problema é comigo? Entre outras coisas. Mas o chato mesmo é quando dizem, pensa em outra coisa. Parecem que eles não sabem que quando chega o dia que nunca passa, nunca mais pensaremos em outra coisa, por mais que tentemos, é impossível, pra qualquer lado que se olha sempre se vê vestígios do mesmo dia, das mesmas coisas, as mesmas caras, as mesmas palavras, as mesmas incoerências, as mesmas dor. Por mais que se tente, nada nem ninguém pode nos consolar ou fazer esquecer, está grudado no nosso corpo, mesmo que se tome banho não sai, nos acompanha pro trabalho e esta mais forte do que nunca na hora que deitamos para dormir.
Sempre ficamos a pensar, lembro-me do dia em que tudo era normal, quando os dias passavam, quando eu saia pra passear, quando eu dormia bem, quando ia tomar banho de rio e só me divertia, não pensava em nada, tudo era festa. Mas hoje não, estou preso nesse dia, nessa dimensão, não posso ter o que quero, mas mesmo assim fico a esperar, tem horas que não sei mais o que fazer, desejara uma amnésia para que eu possa construir uma nova vida, que apenas lembre que nunca mais devo passar por este caminho, queria ser novamente livre.
Sei que alguns que lerem isso dirão – ele esta doido mesmo – mas sei que tem gente que vai entender e dizer – ele escreveu pra mim – mas não é gente qualquer, só aquelas que tem o segredo. Só posso dizer que existe literalmente um dia que nunca passa, pois pra todos nós o tempo e inteiramente relativo assim como dizia Mario Quintana.


AH! OS RELÓGIOS

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...

Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.

Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.

E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...

Mario Quintana - A Cor do Invisível


Não sei se da pra se acostumar com o dia que nunca passa, eu ainda não consegui. Mas se um dia eu conseguir, conto aqui no blog pra vocês.

Nenhum comentário: