quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ela simplesmente sorria



Sabe de uma coisa? A vida vai fazendo buracos dentro da gente, buracos que nunca mais são fechados completamente, são ausências que no máximo são amenizadas com algumas coisas.

Sabe de uma coisa? Eu nunca desejaria ser eterno nesse mundo, acho que as ausências seria tantas que enlouqueceria e pediria pra partir.

Um dia desses minha prima disse que estava se achando um E.T. Não falei nada, mas há muito tempo também me sinto assim, mas não é algo passageiro, é algo permanente. Lembro-me de um comercial de uma menina com síndrome de down onde ela aparecia de diversas cores. Eu também me vejo em diversas cores, dificilmente me vejo do jeito das outras pessoas, antigamente isso me incomodava muito, hoje acho que já estou um pouco acostumado, descobri que tem gente que é igual a mim quando ouço Meninos e Meninas.


Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui...


Sabe de uma coisa? As vezes eu também tento me encontrar, mas de fato nunca consegui entender a logica humana desse mundo, quero um lugar mais calmo, e não aguento mais essa gente que não se respeita, e hoje, eu tenho certeza que eu não sou daqui.

Sabe de uma coisa? As vezes eu fico imaginando como será o mundo de onde eu sou. Com certeza é um mundo que não deixa esses buracos dentro da gente, acho que lá se deseja ser eterno, lá não existe traição, falta de companhia e solidão, acho que por lá a saudade só existe quando vai ser preenchida com a volta de quem amamos, lá não existe amor sem ser amado, lá deve existir a beleza eterna, lá deve morar todo mundo que eu tenho saudade.

Sabe de uma coisa? Minha mãe-velha morreu, pra mim ela não era só uma avó, gostava de maneira diferente dela, gostava dela como minha mãe mais velha, ela morava no meu coração em um lugar diferente, não aonde as pessoas guardam as avós e os avôs, eu a guardava em um lugar mais bonito. Lembrei-me de uma de um trecho de um livro de Bachelard:

a delicadeza das suas meditações sobre a luz da vela acontece perante o medo de que um vento mais forte apague a chama: “Sim, a luz de um olhar, para onde ela vai quando a morte coloca seu dedo frio sobre os olhos de um morto?“ E no último parágrafo ele pergunta: “... será que ainda há tempo...?“


A chama se apagou, e fazia tanto tempo que eu não ia visitá-la, estive tão perto mas a pressa pelos compromissos não deixaram eu ir, então a chama se apagou e agora não há mais tempo.

Sabe de uma coisa? Eu tenho certeza que eu não sou daqui. Aqui, as dores me doem mais, as tristezas mais intensas, os buracos bem maiores. As vezes tenho inveja daqueles que encaram a vida de maneira mais simples, menos dolorosa, lembro-me da música Via-láctea:


...Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...


Sabe de uma coisa? Queria mesmo é ser estupido, e em tudo achar um sorriso ou uma frase pronta. Queria mesmo é ser estupido e não ter de sofrer ao ver crianças sem ter o que comer, queria ser estúpido e fingir que há amor aonde não há, respeito, bem querer, aonde não há, queria ser mais estúpido pra não está sentindo o que estou sentindo agora. Queria apenas ser mais estúpido.

Não sei por quanto tempo e nem quantos buracos mais vou aguentar dentro de mim, as vezes ouso uma voz me chamar pra outro lugar, deve ser pra minha morada, deve ser de onde eu deveria ser. Sei que meu lugar não é aqui pois as vezes tenho saudade de um lugar que eu nem conheço.

Sabe de uma coisa? Eu estou com muita saudade da minha Mae-velha, noite passada sonhei que estávamos tomando mingau juntos na mesa de sua casa, coisa que sempre fazíamos, eu, em silêncio lhe observava e ela, simplesmente sorria.


2 comentários:

Anônimo disse...

Se a gente pudesse adiar esses momentos de nossas vidas ou simplesmente fazer com que eles não existissem...Mas talvez eles existam para que nós possamos passar por caminhos que nos faça refletir sobre nossos valores, sobre a família, sobre o amor, sobre Deus.Eu queria que ela estivesse sempre com a gente contando aquelas histórias e fazendo a gente sorrir com aquele jeito doce que ela tinha.Estou tão triste, eu nunca tinha passado por isso, eu não queria acreditar. Mas agora eu acredito que ela está em um lugar totamente diferente do lugar que estamos, agora ela está perto de Deus e tudo isso me fez pensar....

Anônimo disse...

As perdas são realmente frustrantes, hoje mesmo estive com uma pessoa que está passando por isso...o que dizer? FORÇA E CORAGEM PARA ENFRENTAR E SEGUIR...
Lamentamos, choramos até mesmo nos desperamos,estamos no nosso direito, só não podemos parar, estagnar, existem fatos que ocorrem em nossas vidas com a finalidade de fazer-nos refletir um pouco mais sobre como estamos caminhando nas nossas vidas...PENSE NISSO, e deixe Deus encontrar você, aí vc se achará.