sexta-feira, 17 de outubro de 2008

UM DIA PERFEITO


Hoje acordei pensando em um dia perfeito, iria agir como se o dia fosse perfeito, ontem não estava nada bem, então decidi radicalizar e determinar que meu dia poderia ser simplesmente sem problemas. Não durou muito até que eu caísse na real e descobrisse que não é tão fácil assim. esse negócio de determinar as cosas, poder da palavra, pensamento positivo é coisa de livro de auto-ajuda, que por sinal eu odeio, é meio parecido com aquele livro, “Casais inteligentes enriquecem juntos” ou “Enriquecendo com o poder da mente” ou “ Determinando a vitória” , pelo amor de Deus, isso é piada, conselho número 1° Se você não tiver nada pra ler, mesmo assim, não leia estes livros, eles emburrecem, leia por exemplo bula de remédio, cardápio de lanchonete, é bem melhor. os livros de auto-ajuda só tem uma finalidade, enriquecer quem os escreve. Por exemplo, no livro “Enriquecendo com o poder da mente” deveria ter apenas um conselho, Escreva livros de auto-ajuda. e impressionante como esses livros vendem, as livrarias estão abarrotadas dessas enganações. Uns dias atrás resolvi ir a livraria do aeroporto enquanto aguardava, perguntei a vendedora se tinha algum livro de Robert Frost, ela ficou me olhando com uma cara de perdida, então perguntei se tinha algum livro do Pablo Neruda, e ela continuava calada, por fim perguntei se ela tinha algum livro do Gabriel Garcia Marques, pra facilitar ainda falei “Cem anos de solidão” que é a mais linda obra de Gabriel e um dos maiores best-sellers da literatura mundial, mas nada ela conseguia falar, parecia estar engasgada, até que por fim para fechar com chave ouro ela diz: -Mas temos o livro novo do Dr. Lair Ribeiro.

eu apenas ri é sai, fiquei com vontade de dizer que estava falando de livro de verdade e não de auto-ajuda. Esse tipo de livro está pra literatura assim como novela está pra televisão, ou seja, instrumento de alienação, tentativa de moldura de pensamento, retrocesso de consciência. É o sonho das entidades dominadoras o dia em que todos nós pensaremos iguais, ai vai ficar bem mais fácil de dominar.


....E meus amigos parecem ter medo
De quem fala o que sentiu
De quem pensa diferente
Nos querem todos iguais
Assim é bem mais fácil nos controlar
E mentir, mentir, mentir
E matar, matar, matar
O que eu tenho de melhor: minha esperança
Que se faça o sacrifício
Que cresçam logo as crianças.

(Alhoa Renato Russo)


E assim segue meu dia, triste mais conformado que não sou mais um engaiolado-mental, agalhinhado-intelectual com medo da repressão daqueles que não querem que eu pense ou não entendem o que eu sou. Sabe de uma coisa? eu até entendo as pessoas que insistem em me chamar de doido, louco, desequilibrado, é bem mais fácil me jogar pro outro lado da cerca da insanidade do que gastar neurônios pra entender as coisas que são lógicas pra mim. De algumas pessoas eu até já espero esse tipo de comportamento, pois seus limites intelectuais impedem que tenham uma outra visão de mim. Mas de outras pessoas, não posso negar, Me magoa bastante saber dessas coisas. Essas e outros são os motivos de eu estar meio sumido, esse é eu modo de dizer eu não concordo com muitas coisas, eu não agüento ver pobreza, miséria e descaso, lembro-me do dia 7 de setembro quando fui acompanhar minha filha em seu desfile escolar, ao comprar um refrigerante de um ambulante, olhei para meu lado direito e vi uma criança, um pouco distante, com o maior olhar de desejo que eu jamais tinha visto, um olhar de fome, de carência. tentei me aproximar mais sua mãe a arrastou pra longe dali. Parece tão simples, e as vezes impensado pra nós, que temos quando queremos, o quanto um pouco de refrigerante é algo fabuloso pra algumas crianças, o quanto elas desejam coisas tão simples, e não podem ter, e a dor dos pais que não podem dar? No final do desfile as pobres crianças com suas roupinhas de escola desbotadas saiam envergonhadas, se defendendo da arrogância dos "bem-aventurados" que saiam em disparada, indiferentes, em seus carros, rumo as suas casas com muros altos. Não senti outro sentimento que não fosse a vergonha, quase não conseguia me mexer, tive vontade de sumir. Estar assim, sumido, é meu modo de dizer que eu não faço parte dessa gente indiferente, que eu não vejo graça em me sentir melhor do que ninguém e que as injustiças ainda me doem demais.


Quase morri
Há menos de vinte e duas horas atrás
Hoje a gente fica na varanda
Um dia perfeito com as crianças.

São as pequenas coisas que valem mais
É tão bom estarmos juntos
Tão simples: um dia perfeito

Corre corre corre
Que vai chover Olha a chuva!
Não vou me deixar embrutecer
Eu acredito nos meus ideais
Podem até maltratar meu coração

Que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar.

(Um dia perfeito Renato Russo)


tenho que confessar pra vocês que estou me sentindo meio em pedacinhos, cheio de ausências e feridas, dores e tristezas, e sem ninguém pra dizer. Tem horas que quase me convenço que as ausências estão sendo maiores, mais ai eu descubro que meu dia perfeito são feito de pequenas coisas que me fazem forte por um segundo, e que sem pressa, eu posso me distrair com os pequenos pingos de chuva, e que por mais que tentem, nunca, aqueles que me detestam, vão conseguir me embrutecer e me tornar insensível as coisas ao meu redor, porque eu, acima de tudo, acredito nos meus ideais e nos meus princípios pois podem até maltratar meu coração, que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar.







Aproveitando o tema gostaria que vcs respondessem a seguinte pergunta: O que seria um dia perfeito pra você?

fico esperando suas postagens. um abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

interessante seus pensamentos também parecem de auto ajuda... é complicado..... vc não acha? criticar e fazer quase o mesmo...