sábado, 4 de julho de 2009

Ha muito tempo....


O mundo esta a cada dia mais sem graça, pelo menos pra mim, a gente vai perdendo a identidade com o passar dos anos, vc vai ficando deslocado com o passar dos tempos, parece que esse mundo já não lhe cabe, é mais ou menos isso que eu estou sentindo ultimamente. Já faz um tempão que não escuto rádio e nem compro CD pois nada mais está me agradando, entramos uma profunda crise cultural de conseqüências irreversíveis, mas quando falo em cultural, não é essa idéia estereotipada e caricata que as pessoas tem de cultura, quando se fala em cultura para uns, pensa-se logo em fantasia de índio, enfeite de pena na cabeça, boi-bumbá e por ai vai. Mas não é nada disso, a palavra propriamente, nos remeteria a tudo aquilo que é cultivado pelas pessoas, assim como, se eu cultivo o habito de roubar meu vizinho, o ato de roubar se torna cultura da minha região, ou se cultivo o habito de espancar mulheres isso vá se tornar necessariamente parte da cultura da minha comunidade. A cultura que me refiro é aquilo que se tem de melhor dentro de determinada sociedade, pois se tratando de coisas ruins, mesmo que cultivadas por parte dos indivíduos, deve-se ser visto como perversão intelectual. Então criamos uma idéia proveitosa do que é cultura e o que é perversão intelectual ou anti-cultura.
Já falei sobre o meu fascínio pela década de 80 pra vocês, não é por nada, é pela riqueza cultural que tínhamos, meu Deus, essa semana tivemos a maior perda, do que ainda nos restava de bom, em termos artísticos no mundo, o Michael Jackson morreu, ele simplesmente fazia parte dos meus momentos felizes de criança, lembro-me que tinha um LP do Triller, na minha opinião o maior disco já produzido no mundo, ouvi exaustivamente suas musicas por toda minha meninice, adorava seu jeito de dançar inimitável, sua voz extremamente afinada e suave, simplesmente ou inverso do rapaz do creu que é desafinado, tem uma voz que causa ânsia de vomito e uma dança no mínimo, horrivelmente detestável.
Sinceramente meus olhos e ouvidos estão órfãos, simplesmente me recuso a ouvir e ver o Mc. Creu no lugar do Michael Jackson, ai está a diferença, não é porque as rádios e a televisão tocam insistentemente o Creu velocidade 5, que vai se tornar cultura pra mim, na minha opinião é perversão Intelectual, anticultura. Repito, meus ouvidos e olhos ficaram órfãos, não vejo nada e nem ninguém que possa preencher a ausência que Michael nos deixou, mas quase ninguém vai sentir, desaprenderam a ver beleza. Por isso o Mundo está cada dia mais sem graça. Ouvi dizer que o NX Zero está fazendo uma homenagem, cantando algumas musicas dele nos shows, eu não quero nem ver, Deus me livre passar por este desgosto, pra cantar Michael eles tinham de no mínimo nascer de novo, mas dessa vez com talento. Mas o maior problema não é que eles cantem, o problema é que tem ouvidos que os ouvem, e mais surpreendentemente gostam, pra mim só tem uma explicação, só podem estar doentes. O mundo, as mídias e tudo mais está deixando as pessoas cada dia mais doentes, sinceramente e definitivamente já não faço parte mais desse mundo, ta tudo sem graça demais, tenho pena das novas gerações que estão ai, e as que estão por vir, pois não saberão quem foi Michael Jacson, com todos seus mistérios e excentricidades, mas com certeza conhecerão algum MC creu, NX Zero, ou algo pior, se isso for possível.
Adeus Michael, você simplesmente você simplesmente faz parte do meu mosaico de momentos felizes que vivi há muito tempo.

Nenhum comentário: