segunda-feira, 4 de agosto de 2008

UM NOVO JARDIM


Descobri uma coisa, as pessoas lêem meu blog em silêncio, ninguém diz que lê, mas é só eu deixar de postar que recebo um monte de reclamação. Um dia desses passou por perto uma pessoa e sussurrou no meu ouvido – eu também gosto do Pablo Neruda – eu disse: que bom.
Acho que é porque ninguém gosta de admitir um monte de coisa que eu admito, mas no fundo no fundo, sentem o que eu sinto.
Estava meio sumido (acho que vocês perceberam), estava de férias, tentando descansar minha inquietação, mas não estava surtindo muito efeito, não sabia porque, ai ouvi a última música do último disco da Legião Urbana, musica chamada Livro dos Dias, então entendi o que sentia.

Ausente o encanto antes cultivado
Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
A essência do delito então sagrado

Meu coração não quer deixar
Meu corpo descansar
E teu desejo inverso é velho amigo
Já que o tenho sempre a meu lado

Hoje então aceitas pelo nome
O que perfeito entregas mas é tarde
Só daria certo aos dois que tentam
Se ainda embriagado pela fome

Exatos teu perdão e tua idade
O indulto a ti tomasse como bênção

Não esconda tristeza de mim
Todos se afastam quando o mundo está errado
Quando o que temos é um catálogo de erros
Quando precisamos de carinho
Força e cuidado

Este é o livro das flores
Este é o livro do destino
Este é o livro de nossos dias
Este é o dia de nossos amores



Cheguei a conclusão de que meu coração não deixava meu corpo descansar, me sinto muito cansado, quase sem forças. As vezes é difícil me levantar de manhã, até parece que não dormi, meu coração está me deixando assim. É fácil alguém chegar e dizer pra sair, se distrair, passear, conversar, mas pra mim, é cada vez mais difícil fazer isso. Pesso uma coisa, para as pessoas que me rodeiam, não me dêem conselhos, não me digam pra eu pensar em coisas boas, não me digam pra eu andar de bicicleta e muito menos caminhar na praça, esses conselhos são óbvios demais, se quiserem me dizer alguma coisa, digam-me que a vida é luz, mostrem-me a luz, digam-me coisas que me dêem esperanças que as coisas um dia mudem, que as pessoas sejam mais honestas, que pensem mais nas outras, que não machuquem tanto quem apenas fez o bem, que não destruam sonhos, que não brinquem com os sentimentos de ninguém, digam-me isso.
Recebi uma postagem muito bonita de alguém que me dizia está triste pois magoou profundamente alguém que gostava, dizia ele que as feridas que se formaram de seu erro eram como um câncer, só fazia crescer a cada dia, e lhe dar a sensação de estar perdendo seu amor. Demorei um pouco pra responder essa postagem, pois estava imaginando o eu deveria escrever, pensei em escrever coisas bonitas, dizer que o amor não tem fim, que no final tudo dá certo, que tudo vai se acertar, e um bocado de respostas de novela, mas ai eu estaria sendo hipócrita, não posso dizer que tudo da certo, que todas as histórias de amor são bem acabadas, que todos os amores são correspondidos no final, que tudo sempre dá certo pois não dão, as vezes a vida é mais real do que pensamos, quando a dor chega, nunca estamos preparados. As vezes pensamos apenas em nossa dor, e esquecemos a dor do outro, as vezes queremos estar felizes e nem queremos saber se isso faz feliz o outro. Muitas vezes é tarde demais quando percebemos a importância de alguém e o brilho oposto ao nosso olhar nunca mais volta. O que posso fazer, não é lhe consolar com otimismo barato, pois isso, tem muita gente que faz, é dizer que a vida a dois é como um jardim, que passa por vários momentos, invernos, verões, outonos e primaveras, cada momento com sua beleza, mas também existem as pragas e a falta de chuva pra regar nossas flores, então nosso jardim começa a morrer, dia após dia, e de repente, nossos olhos se deparam com um deserto, o fogo consumiu tudo que foi plantado por anos, tudo então passa a ser apenas lembrança, do cheiro bom das rosas, do vento frio por detrás da samambaia, da água embaixo das palmeiras da sombra da velha árvore. Quando nosso jardim chega nesse ponto existem apenas duas possibilidades, uma é aceitar sua condição de deserto, a outra e começarmos a plantar novamente o que foi destruído, não achando que tudo será igual o que era antes, mais sim um jardim diferente, com novas plantas, novas rosas e flores. Mas para isso, o desejo tem de ser verdadeiro pois caso contrario, nada nascerá no novo jardim. Há de haver arrependimento e principalmente, vontade de construir tudo novo. Cultive o encanto novamente.


Meu Jardim
Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores

Refazendo minhas forças, minha fonte, meus favores
Te regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores

Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho
Tô soprando minha brasa minha brisa, meu anjinho

To bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho

Estou podando meu jardim
Estou cuidando mais de mim
Vander Lee

Também estou plantando um novo jardim, Pra isso estou lendo muitas poesias para que minhas flores cresçam bonitas, não sei se algo ainda nascerá, espero que sim, mas se não nascer, guardarei algumas sementes pra quem quiser plantar.

5 comentários:

Anônimo disse...

É meu amigo estou fazendo isso tudo que vc escreveu, plantando novamente meu jardim, mas, agora com muito mais amor e cuidado para que as flores não morram novamente e a grama não fique seca denovo, apesar de não ser uma tarefa muito fácil, mas, vale a pena se o solo deste jardim ainda for fértil e vc ainda tiver disposição para cuida-lo. Espero cinseramente que seu jardim fique lindo novamente e que tenha muitos passáros para que além de lindo seja também cheio de vida, e não pareça que foi apenas maquiado, mas, que seja sim um jardim de verdade.
Abraço!

Anônimo disse...

Mas e quando não há mais terra fértil? O que fazer? Quando aquele alguém, pelo amor predestinado, já não ama, já não pensa mais, já tem outro alguém... que soube fazer o melhor. Só mesmo a esperança e a fé de que O Pai em tudo pensa e tudo planeja. Eu confio muito nisso e acredito!
"Amor, infinitamente amor...
Em algum lugart eu coração bate por mim.
Em algum lugar teus olhos se fecham à idéia dos meus.
E sei que serás para sempre Amado, meu Etero Amado, ainda que só restem as flores para lembrar de ti."

Anônimo disse...

Que fique pelo menos a boa lembrança, os momentos felizes, um perfume, uma carta, um gesto, uma palavra, o importante e que reste coisas boas. mas não se preocupe, um novo jardim vc irá construir um dia, e quem sabe não será ainda mais lindo.

Anônimo disse...

Você acha que não nascerá mais flores no seu jardim? se você pensa dessa forma com certeza não nascerá mesmo.
Pra começar a crescer as rosas (porque elas não morreram) no seu jardim tente ver o que faltou ser cuidado, ser regado com carinho e faça de maneira diferente que o seu jardim vai ficar lindo e florido até mais bonito que o outro.
Deixe as mágoas para trás e recomeçe realmente de coração puro.

Anônimo disse...

hoje, me deu vontade de ler essa postagem, lembrei de tanta coisa, ja faz um tempo... como é bom ler.como é bom escrever... engraçado que sinto nesse momento, percebo de verdade que o tempo passa e junto com o tempo vem as grandes transformaçoes, as vezes de algo que jamais imaginaamos... obrigada Paulinho