quarta-feira, 11 de junho de 2008

NAS CURVAS DA VIDA


Há algumas semanas fui ao médico, pra cumprir o ritual estabelecido, disse a ele tudo o que ele estava querendo ouvir, ele ficou feliz, claro, mais um paciente curado, porem devo continuar o tratamento para que o mal não volte. Mas curado de que? O que eu tinha? Me perguntou uma senhora, então ela disse:
-Me disseram que você estava ficando doido de tanto mexer nesse negócio de computador.
Achei engraçado e disse que não era nada disso, então ela insistiu e perguntou, o que era então?
Fiquei calado por mais ou menos 10 segundos fingido não ter ouvido pra vê se ela esquecia, mas que nada, ela continuava me olhando esperando uma resposta, fiquei desconcertado e sorri pra ela e disse:
-Não se preocupe que não estou ficando doido não.
Mas ela continuava me olhando, depois saiu sem resposta alguma minha. Mas ai eu me perguntei, o que eu tinha mesmo? Tenho que me responder.
Ando meio recolhido, não saio muito de casa, trabalho do computador e do celular, as vezes sinto medo das pessoas, sei que muitos me acham estranho, já ouvi falar que dizem que eu não gosto da vida, que não me divirto como os outros, mas não é verdade, não é sempre que não gosto da vida, e as vezes eu me divirto também, só que ninguém percebe, meu semblante é frio, meus gestos calculados, minhas aparições agendadas e minhas palavras contadas, não gosto de receber visitas sem aviso prévio, isso faz com que eu não planeje a cena, me deixa embaraçado, vou a igreja quando tudo está sobe controle, o meu rosto está bonito. Preciso mostrar para os irmãos que estou bem, que minha vida é só luz. Mas espera um pouco, eu também queria conversar, ficar de perna pro ar, falar besteira e palavão, eu também sou rebelde falo a verdade doa a quem doer, fico indignado com injustiça, sou romântico, inconseqüente, falante e sincero, que busca sempre a verdade, que chuta o pau-da-barraca e diz: Isso não é verdade. Mas como pode ser, duas pessoas tão contraditórias? Entendi quando li Lya Luft, em seu livro O silêncio dos amantes em que a personagem de uma das crônicas se partia em duas por um relâmpago mágico, e sua segunda pessoa totalmente oposta à primeira, desconcertava o que “parecia” perfeito na vida daquela mulher. enquanto a primeira levantava cedo para seus afazeres, a segunda continuavas na cama dormindo ate tarde, e enquanto a primeira fazia a janta a segunda vestia saias curtas e ia para as festas da noite aproveitar a curta vida, a primeira fazia seu trabalho e a segunda de pernas pro ar com um cigarro nas mãos zombava da caretice dela, até que um dia a pressão foi tão grande que as duas trocaram de lugar, a primeira foi pra trás de espelho e a segunda ficou no mundo real para ver como é que era, então ficou para sempre, pegou a estrada abandonou tudo, casa, marido, “amigos” família e nunca mais ninguém a viu.
Sabe o que aconteceu comigo? O mesmo, meu segundo eu se apossou de mim, depois que o primeiro pegou uma queda e tropeçou para o outro lado do espelho. Então o segundo disse umas verdades pro mundo, queria pegar meu carro e sair a 160 por hora, dizer tudo que tinha pra ser dito, fazer tudo que tinha para ser feito, fazer valer a verdade e ver um bocado de gente indecente pagar pelo que fez. Fazer um monte de gente imunda chorar e desejar nunca ter nascido, fazer muita gente ir embora e deixar a vida de gente de bem em paz, lavar as escadarias com verdade e justiça, rasgar a cortina da hipocrisia e dar um soco na cara de cada canalha que se faz de amigo subir no púlpito da igreja e dizer que Deus não é surdo e nem mercenário, sair atrás de cada ladrão que conheço e dar uma surra em praça pública pra todo mundo ver. Mas ai me pegaram, me levaram no psiquiatra,disseram que isso é loucura, precisa de remédio pra dormir, pra poder jogar o meu segundo eu pra dentro do espelho e puxar o primeiro de volta. Então assim fizeram.
Fiquei um tempão sem olhar no espelho, tinha medo que ele me puxasse, mas agora já olho, ele pede pra que eu chegue mais perto, continua me zombando, vou pensar no caso dele, se ele se comportar quem sabe eu não faça um trato com ele e pegue alguns idiotas nas curvas da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

incrivel!! incrivel!! sua postagem hoje.. ja ha alguns dias estou assim, com vontade de chutar o pau da barraca, sera que vao me levar ao psiquiatra?? tenho vontade de tomar algumas posiçoes, com verdade, justiça em relaçao a mim mesma.. o que achei mais incrivel e que ontem fiquei horas acordada pensando em td isso e hj quando quando leio o teu blog como faço todos os dias, tudo que pensei esta la. bjs

Anônimo disse...

É engraçado como as pessoas se fecham no seu próprio mundinho...Achando que ali elas estão protegidas das "pessoas indecentes...” Sem dar a elas oportunidades pra mostrar seu outro lado.
Fugir das pessoas, criar um muro entre vc e a realidade ñ vai ajudar em nada...Ao contrario vc pode até ñ concordar comigo em relação à barreira que existe entre vc e as pessoas, mas é algo verdadeiro...Talvez ñ te importe e nem faça muita diferença pra vc q as pessoas que ainda tem um pouco de carinho por ti, fiquem chateada ou decepcionada contigo e se afastem.
Nunca pude entender quem realmente é o Paulo Roberto Braga...Pois sempre está escondido atrás de um olhar frio...Por trás de algo que é impossível reconhecer. Não sei o que te leva a ñ deixar as pessoas se aproximarem de ti...Mesmo quando vc diz que vc pode fazer diferente...Que pode surpreender fica sempre um ponto de interrogação no ar.
Já tem um tempinho que procuro conhecê-lo verdadeiramente, mas percebo que cada vez, mas isso se torna impossível.
Por que sentir medo das pessoas? Se muitas delas querem apenas um gesto de carinho seu...Outra coisa é chato vc saber que uma pessoa ta sempre encenando com vc, ta sempre fazendo as coisas, falando coisas calculadas. Já pensou visitar alguém e ser recebida com uma bela dramatização?
Fala a verdade doa a quem doer...Pois é né!!!! Quem somos nos no mundo em que vivemos para poder julgar alguém??? (Já sei vai dizer q ñ está fazendo um julgamento...só foi um modo de falar)Mas essa é a vida enquanto tem pessoas querendo ter vários amigos tem outros que preferem ficar no seu mundinho...curtindo sua solidão, vivendo no seu mundo perfeito.