segunda-feira, 16 de junho de 2008

O QUE É SAGRADO?



O que é sagrado pra você? Aquilo que você vê dentro da igreja? Aquilo que é ligado à religião? Sabe de uma coisa, faz muito tempo que não vejo as coisas dessa forma, o mundo das coisas sagradas não mora necessariamente dentro de uma igreja, de um santuário ou de uma capela, o mundo das coisas sagradas mora dentro da gente, e nós fazemos de tudo aquilo que amamos entidades sagradas. Sagrado, é aquilo que nos toca lá no fundo, é aquilo que transfigura nosso olhar, é aquilo que nos faz feliz, isso é sagrado.
Me perguntaram se eu ainda acredito em Deus, e eu disse que sim, agora, mais do que nunca, porém, o Deus que eu acredito agora, não me traz mais medo, ele só me traz paz, não preciso mais procurá-lo por caminhos distantes, muito menos em templos bonitos, as vezes ele vem me fazer dormir quando minha dependência química me maltrata, ele me faz sentir, quando penso que não vou mais agüentar, ele me faz olhar meus filhos (Ana Paula e Gabriel) quando penso em desistir, esse é o meu Deus. Ele me ensinou que não cabe dentro de uma religião, e muito menos cadê dentro daqueles que tentam Lhe engaiolar como propriedade exclusiva, que usam seu nome para manipular a fé de gente sofrida. Lembro-me de Leonardo Boff eu seu livro Espiritualidade onde ele contava que em dos encontros com Dalai Lama, perguntou-lhe qual a melhor religião, coma esperança de que sua santidade respondesse que seria o budismo, sua religião, mas surpreendentemente, com a sabedoria daqueles que apreenderam verdadeiramente de Deus disse:
-A melhor religião é aquela que lhe faz um homem melhor.
Lembrei-me de uma parábola de Rubem Alves chamada “O Bom Samaritano" ou "O Bom Travesti” que diz o seguinte:
E perguntaram a Jesus: "Quem é o meu próximo?" E ele lhes contou a seguinte parábola:
Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima. Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: "Vá passando a carteira". O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão.
Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: "Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sofreu mais que você." Ditas estas palavras ele o benzeu com o sinal da cruz e fez-lhe um gesto sacerdotal de absolvição de pecados: "Ego te absolvo..." Levantou-se então, voltou para o carro e guiou para a missa, feliz por ter consolado aquele homem com as palavras da religião.
Passados alguns minutos, passava por aquela mesma rua um pastor evangélico, a caminho da sua igreja, onde iria dirigir uma reunião de oração matutina. Vendo o homem caído, que nesse momento se mexia e gemia, parou o seu carro, desceu, foi até ele e lhe perguntou, baixinho: "Você já tem Cristo no seu coração? Isso que lhe aconteceu foi enviado por Deus! Tudo o que acontece é pela vontade de Deus! Você não vai à igreja. Pois, por meio dessa provação, Deus o está chamando ao arrependimento. Sem Cristo no coração sua alma irá para o inferno. Arrependa-se dos seus pecados. Aceite Cristo como seu salvador e seus problemas serão resolvidos!" O homem gemeu mais uma vez e o pastor interpretou o seu gemido como a aceitação do Cristo no coração. Disse, então, "aleluia!" e voltou para o carro feliz por Deus lhe ter permitido salvar mais uma alma.
Uma hora depois passava por aquela rua um líder espírita que, vendo o homem caído, aproximou-se dele e lhe disse: "Isso que lhe aconteceu não aconteceu por acidente. Nada acontece por acidente. A vida humana é regida pela lei do karma: as dívidas que se contraem numa encarnação têm de ser pagas na outra. Você está pagando por algo que você fez numa encarnação passada. Pode ser, mesmo, que você tenha feito a alguém aquilo que os ladrões lhe fizeram.
Mas agora sua dívida está paga. Seja, portanto, agradecido aos ladrões: eles lhe fizeram um bem. Seu espírito está agora livre dessa dívida e você poderá continuar a evoluir." Colocou suas mãos na cabeça do ferido, deu-lhe um passe, levantou-se, voltou para o carro, maravilhado da justiça da lei do karma.
O sol já ia alto quanto por ali passou um travesti, cabelo louro, brincos nas orelhas, pulseiras nos braços, boca pintada de batom. Vendo o homem caído, parou sua motocicleta, foi até ele e sem dizer uma única palavra tomou-o nos seus braços, colocou-o na motocicleta e o levou para o pronto socorro de um hospital, entregando-o aos cuidados médicos. E enquanto os médicos e enfermeiras estavam distraídos, tirou do seu próprio bolso todo o dinheiro que tinha e o colocou no bolso do homem ferido.
Terminada a estória, Jesus se voltou para seus ouvintes. Eles o olhavam com ódio. Jesus os olhou com amor e lhes perguntou: "Quem foi o próximo do homem ferido?"
Estive em Belém por esses dias, fui pela primeira vez em uma missa do 7º dia de uma bebezinha chamada Sara, sua mãe lhe chamava de Sol. Ela nasceu com um problema no seu coraçãozinho, teve vários problemas durante sua curta vida até que um dia ela partiu. Lembro-me do medo que tinha de ir em uma igreja católica, pois quando menor, tinha aprendido a ter aversão a tudo que não fosse minha religião quando se tratava de Deus, me ensinaram que Deus não estava nas igrejas católicas, pois lá, adorava-se imagem, e Deus não gostava disso.
Depois de conseguir ver por detrás da montanha, aprendi uma coisa muito importante e bonita, descobri que o que me diziam não era verdade, ouvi o padre, com uma voz mansa dizer :
-Sol está nos braços de Deus agora, Sol é um anjinho de Deus.
Confesso que há muito tempo palavras não me emocionavam tanto, senti uma paz, senti verdade, senti que Deus estava presente, me dizendo que ele não está para condenar e sim para amar e perdoar, que a adoração de imagens não é pior que a adoração ao dinheiro que muitos fazem, adoração a mentira, adoração a enganadores, senti que Deus também falava ao coração da mãe da Sol e dizia:
Eu não posso fazer nada, eu também fico triste por você, eu morarei na sua ausência.
Sei que um dia haverá um lugar, onde possamos nos encontrar, onde possamos preencher todas as ausências que a vida vai nos deixando, eu tenho tantas, tantas coisas sagradas que me foram tiradas, tantas coisas que me era sagrado e se sujou, e por mais que eu ainda quisesse limpar, nunca mais ia ser como antes. É tão difícil ver aquilo que era puro se manchar, e partir, e deixar só a saudade de como era bom quando tudo era limpo, quando o amor era verdadeiro.
Hoje as minhas ausências são tantas que minha dor parece não passar, ai lembro das coisas que sempre me serão sagradas, meus filhos, me sinto melhor, vejo Deus, e fico em paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da Parabola...dar pra fazer uma boa analise do que a humanidade foi e é.Ontem (16/06)e hoje minha vida tem sido um verdadeiro caos parece que tudo tá dando errado, ontem mal amanheceu o dia praticamente acordo com uma discussão com minha mãe...cansei de ser boazinha!!!Trabalho foi uma correria só tanta gente pra atender, tantas mentiras pra passar...isso me deixa muito mal...mas no entanto preciso conta-las...Pra piorar eu e minha melhor amiga tivemos um desentedimento, porém o mal está que estava sentindo por causa da minha mãe passou, mas a possibilidade de ficar sem minha amiga machuca mas ainda, sou completamente dependente da amizade dela acredito que ñ saberei viver sem ela.Ontem precisava muito de alguém pra poder desabafar, ou pra apenas me dar um abraço...mas no entanto ñ pude contar com quem eu queria.Hoje ainda tô mal, mais pecebir que essa é a vida, já chorei e pude desabafar um pouco, mas preciso que minha amiga me perdoe...Na minha casa o tempo se encarrega de fazer com que eu e minha mãe se entenda ou desentenda de vez.Pelo menos tenho meu filho pra poder me abraçar e posso ficar abraçada com ele em silêncio.

Anônimo disse...

Cada um de nós temos pensamentos e reaçoes distintas de um fato como aconteceu na parabola...
Quero dizer que Igreja nao salva seja ela qual for... temos que andar segundo a palavra de Deus, facil e ouvir dificil e obedece-la.
A salvação é individual mediante a Jesus Cristo como nosso unico e Suficiente Salvador que levou nossas enfermidades, nossas dores na cruz do calvario... Temos que nascer de novo... nao adianta sermos misericordiosos, ajudar os necessitados, dar esmolas, temos quer sermos transformados e libertos do pecado, nascer da agua do Espirito Santo, conhecermos verdadeiramente a verdade para sermos libertos... Deus ama o pecador mas aborrece o pecado... Sodoma e Gomorra foi destruida por haver muitos pecados, prostituiçoes,iniquidades, muitos adoradores a idolos... A biblia deixa bem claro que os idolatras, os sodomitas etc nao herdarao o reino dos Ceus.
" Muitos sao chamados mais poucos escolhidos"