sexta-feira, 27 de junho de 2008

NÃO SE PREOCUPEM


Sabe de uma coisa? Essa semana reclamaram do meu silêncio, todos acham que estou triste, estão preocupados comigo, peço que não fiquem, pois trata-se de uma coisa normal, acho que estou me tornando mais sábio, pois dizem que o silêncio é a base da sabedoria. E preciso saber silenciar para que se possa ouvir, e é preciso ouvir para que se possa aprender, sabe, acho que também só consigo ver quando tudo esta calmo.
Não e proposital, mas uns dias atrás terminei de ler Lya Luft, um livro muito lindo chamado O silêncio dos amantes,muitos críticos acharam sinistro, mas eu não, eu achei lindo, me lembrou muito um livro que li nos tempos de universidade que se chamava Educação do olhar, não lembro o autor, mas falou muito ao meu coração, ai então, comecei a admirar a plenitude do silêncio.
Rubem Alves diz que é preciso haver vazio pra que o novo entre, ou seja, o silêncio é a maior forma de vazio que conheço, e o vazio das palavras faladas, e quando se pode encher-se de coisas novas, e como se plantássemos um novo jardim sobre campos limpos, novas rosas e girassóis em nossos canteiros.
No silêncio, se pode ouvir a batida do coração de quem amamos, mesmo que ela esteja distante, num olhar silencioso podemos recitar lindas poesias, fazer lindas declarações, dizer mil coisas, assim estou fazendo, estou falando muitas coisas com meu vazio de palavras, aprendi a falar com os olhos, e as vezes com um breve sorriso, um breve piscar de olhos.
Sabe de uma coisa? Só agora estou aprendendo a observar as pessoas de maneira verdadeira, sem o preconceito de minhas palavras,assim, consigo observa-las melhor.
Meu filho chama-se Gabriel, todos me perguntam porque ele chama-se Gabriel, pra encurtar conversa digo que é em homenagem ao anjo Gabriel, anunciador do filho de Deus, então todo mundo se conforma rapidamente, pois ninguém ousa a questionar as coisas no campo da religião, mas ma verdade, o nome dele é uma homenagem ao escritor colombiano Gabriel Garcia Marques, lembro que meu pai tinha assinatura de uma revista semanal de noticias quando eu era criança, depois que ele lia, eu fazia minha leitura de capa a capa da revista, como parte integrante da revista vinha capítulos de algumas obras de Gabriel Garcia Marques, eu simplesmente me apaixonei pelo que ele escrevia, anos depois, pude ler Cem anos de solidão, na biblioteca da universidade, livro que considero a maior obra escrita na América latina, de uma sutileza, beleza e emoção impar. Esse ano comprei seu ultimo livro chamado Memórias de Minhas Putas Tristes, mamãe disse: - credo que nome de livro – mas e uma obra de muito bom gosto também, e conta a historia de um velho que se apaixona pela primeira vez aos 90 e tantos anos, acostumado a ter apenas relacionamentos casuais por toda a vida, aos 45 minutos do segundo tempo, simplesmente se apaixona por uma adolescente, mas o mais incrível de tudo e que o amor é tão forte e verdadeiro, que ele não consegue toca-la, ele simplesmente passa as noites todas a contemplá-la, em silencio, se enche de sentimentos puros, satisfaz seus desejos apenas velando seu silencioso sono, de uma paixão tão grande, ele acha que vai morrer, e deseja morrer ao seu lado, vislumbrando seu lindo e puro corpo nu.sem que muitas vezes temos vontade de fazer isso, de apenas olhar quem amamos, apenas sentir sua presença, o calor de seu peito no nosso, muitas vezes o sexo atrapalha a troca de sentimentos puros, muitas vezes a obrigação do sexo destrói a beleza de um sentimento.
Acho que diferente do velho da história de Gabriel Garcia Marques, eu aprendi mais cedo a contemplar a beleza em silencio, acho que ainda vou ficar assim por algum tempo, enquanto isso não se preocupem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lindo... Esse cara é boçal mais escreve bem...
apesar de nãõ ter conseguido ser secretário como queria, acho que seria um bom secretário, pois nessa administraçaõ só tem gente ruim. Parabens mais uma vez.

Anônimo disse...

muito lindo a forma como vc pensa!! espero q DEUS continue lhe abençoando e aumentando + a sua sabedoria! admiro muito a sua personalidade e seu carater...
felicidades...

Laudyson de Jesus disse...

É Amigo, o silêncio é uma das maiores armas para calar a estupidez daqueles que utilizam a palavra para julgar, ditar e determinar o caminho que querem que as pessoas sigam. Um forte abraço.

Paz e Bem!

Anônimo disse...

[b] " O silêncio é o amigo q nunca trai!" - (Confucio)

Tbm tô numa fase de silencio...

Mas mto bom o q tu escreveu, tava precisando ler algo do tipo!

Obrigada pelos elogios sobre as postagens =)

Abraços Paulinho,
Att
Arliene.

Rosália disse...

O Silêncio

Atraves do silêncio você jamais terá de explicar alguma coisa que não disse, mas no entanto eu gosto do silêncio, gosto dele pra pensar,pra refletir, pra mim encontrar...enfim ñ sou contra o silêncio, mas recentemente descobrir que tenho medo do silêncio, que ele me apavora, que fico ansiosa qndo me vejo no silencio, pecebo que preciso de pessoas perto de mim, para poder me sentir segura, sentir que existe alguém neste mundo que eu ñ tô completamente só.Ultimamente vivo cheia de pessoas em volta, mas nenhuma dessas pessoas me preenche, só vejo pessoas vazias, sem nada de bom pra me passar...ao contrário só vejo pessoas pra cobrarem...e que ñ fazem nada pra que as coisas sejam diferentes.Sinto saudades da epoca da Infocenter, das pessoas que ia me visitar, dos abraços, das longas horas de conversar com o Paulo e do que aprendir com ele...dos momentos de lágrimas derramadas ao redor dakela mesa eu e Rail e dos abraços trocados nos momentos que achavamos que iriamos desabar.Mas a vida é isso e estamos aí pro que dê e vier.

Bjus e até +!!!