quarta-feira, 11 de março de 2009

DICAS DE SOBREVIVÊNCIA EDUCACIONAL.


Perguntaram-me sobre a influencia das novas tecnologias na educação, se o computador ia substituir os livros na vida dos educadores, então vamos lá, primeiro acho que antes dos livros serem substituídos na vida dos educadores, eles devem entrar na vida dos educadores. Existe um problema crônico na educação que se chama leitura, reclamam que as crianças não gostam de ler, porém, o problema não é esse, pois os professores também não lêem, e quando lêem não entendem. O nível de poder de abstração da maioria dos professores que conheço beira a zero, perde-se então o interesse de ler, não querem perder tempo abstraindo, pensando. Estão acostumados demais com a televisão que já trás tudo pensado. Mas e as crianças? porque não gostam de ler? Porque não são incentivados, não veem nos professores exemplos de leitores, não conseguem perceber os benefícios de tal hábito.
Antes de ficarem me mandando e-mail, dizendo assim, você generaliza, tem muita gente boa. De fato, existe muita gente boa por ai, o problema é que gente boa hoje em dia é discriminada e perseguida, tem que ficar escondida atrás de gente sem nada na cabeça, então se você é bom, gosta de ler, estuda um pouquinho, não deixe transparecer, pelo amor de Deus, se não você vira alvo. Sua lucidez e considerada perigosa, assim como diz Clarisse Lispector.

A Lucidez Perigosa (Clarice Lispector )


Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
assim como um cálculo matemático perfeito
do qual, no entanto, não se precise.

Estou por assim dizer
vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que:
que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.

Pois sei que
- em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade
- essa clareza de realidade
é um risco.

Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve
para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.


Nunca pensei que iríamos chegar nesse nível de falta de qualidade e enrolação, ainda estão querendo convencer que estão ensinando, que o errado é você, querem que todos fiquemos agradecidos.
Ando recebendo muitas criticas esses dias, sei que estão me vendo como ameaça, um lúcido perigoso, mas não me importo, enquanto eu achar que devo falar, assim vou fazer, não vou dizer que nossos educadores estão adaptados as novas tecnologias se não estão, a grande maioria não sabe lidar corretamente nem com calculadoras do Paraguai, faça o teste, leve uma calculadora para uma arrogante pedagoga, dessas formada por essa indústria de venda de diplomas, e sugira que ela faça uma conta básica de porcentagem, duvido que 50% consiga fazer, pergunte qual o ultimo livro que leu? Quando foi? E de que se tratava? Se ela começar a gaguejar e ficar repetindo – Aquele...aquele...me esqueci o nome. – você se despede e vai embora. Não agüento mais ficar ouvindo essas frases decoradas que ficam vomitando em cima da gente, construtivismo, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e outras... Não se engane, eles não sabem nada deles, só ouviram falar, e acharam bonito, no Maximo leram apostilas de 10 linhas de alguma obra, mas se acham conhecedores profundos, assumem grandes cargos e não fazem nada, pois na verdade não sabem de nada. Isso tudo me incomoda, não incomoda vocês? Às vezes acho que estou sozinho, que todo mundo acha legal, me impressiono com a falta de indignação das pessoas, as escolas estão burrificando nossos filhos e estamos calados.
Então uma dica valiosa, é preciso ter leitura, de literatura mesmo, para que você possa adquirir a leitura profunda da vida, é necessário que haja um exercício de transcendência dessa dimensão simplista que muitos vivem, acordar, trabalhar assistir a novela, o big brother e ir dormir, pra no outro dia ir trabalhar e assim por diante, tudo de maneira automatizada. A vida é muito mais profunda e interessante que isso, nós querem dar a dimensão dos burros, pobres animais que só olhar pra frente, mas podemos ter a dimensão dos magos, que tudo percebem ao seu redor. Leonardo Boff em seu livro Tempo de Transcendência diz que somos seres em eterna construção e que somos capazes de enxergar muito além dos nossos olhos, basta querer. O mundo está cheios de oportunidades diferentes, de alternativas diferentes.. Me desespero o fato de perceber que poucas pessoas vislumbram coisas melhores, buscam coisas diferentes, não aceitem ser açoitados por gente sem conhecimento, sem discernimento, e que ainda há de haver um lugar de oportunidades justas, onde os ignorantes são ignorantes até mudarem de atitude, e conhecedores são conhecedores, reconhecidos e recompensados por seu esforço, que as coisas não sejam definidas por grau de bajulação, de politicalha suja, de chantagem, há de haver um lugar diferente.
Às vezes gostaria de compartilhar todo o prazer que eu tenho em ler com as pessoas, mostrar-lhes que é nossa principal porta de libertação, independente do meio, digital ou mesmo o bom e velho livro que pegamos na estante, deitamos e nossa rede e lemos (pratica que pra mim, nunca acabara, independente da tecnologia), Mas sinto que é impossível, o que às vezes posso fazer é continuar escrevendo o meu blog da forma mais simples, verdadeira, e gostosa de se ler possível, talvez essa seja minha contribuição.
Mas por enquanto, pra sobreviver no meio educacional de hoje, esconda o que você sabe, é melhor se fingir de cego, e quando lhe perguntarem se você tem algum “pobrema”, diga que você não tem nenhum “probrema” e que está “pensano como nós é feliz com nossa educação” e diga mais, diga mais ou menos assim: “nós até cheguemos cedo, viemo andano e organizemo uma festa pro nossa chefa
Basta! Você vai ser promovido. Parabéns.

*******
Sempre faço tópicos respondendo as postagens de meus leitores, mas uma em especial, faço questão de responder agora, tratas-se de uma inflamada resposta ao tópico anterior “Eu Educador II” e diz o seguinte:

Cuidado ao ficar criticando todo mundo, voce pode se dar mal, me considero ótima educadora, o problema é que voce não sabe ser criticado, não sabe ouvir criticas por isso fica reclamando pra todo mundo ler. voc~e tem muito a aprender ainda moleque.”


1º: Cuidado ao ficar criticando todo mundo, voce pode se dar mal...

R: Porque cuidado, não faço parte de nenhum pacto de mediocridade com ninguém, e muito menos temo qualquer retaliação por dar minha opinião.

2º: ...me considero ótima educadora...
R: Da pra notar pelo seu português.

3º: ... o problema é que voce não sabe ser criticado, não sabe ouvir criticas por isso fica reclamando pra todo mundo ler.
R: Realmente ainda não consigo ser criticado por gente idiota e ficar calado, teria o maior prazer em receber criticas de alguém que pudesse tirar alguma lição, mas dessa gente com QI abaixo de zero ta difícil. enquanto eu escrever para as pessoas lerem, de fato, eu escrevo para as pessoas lerem mesmo, e no meu blog eu escrevo o que eu quero, assim como também Le quem quer, inclusive você.

4º: ...voc~e tem muito a aprender ainda moleque....
R: Com certeza, tenho muito a aprender mas acho que você tem bem mais, começando pelo seu português. Obrigado pelo comentário, seja sempre vem vinda ao meu Blog.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa e ultimamente tem acontecido tantas coisas q comprovam e provam q os "professores"estão predominando.E quem tem um pouco mas de conhecimento estão sendo totalmente esquecidos e descartados como se fossem lixo!!!Mas como já diz akele antigo ditado:É quebrando a cara q se aprende...quantas verdades atras desse sábio ditado!!!Sabe q concordo com você e que suas postagens são muito sabias!!!Inté má logo...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Apesar do radicalismo gosto muito dos textos que você escreve, pois vejo a descrição do real, no que se concerne ao texto sobre o educador, sinto por ser uma educadora, mas infelizmente é verdade, acredito que a maioria dos meus colegas se escondem atrás de um discurso conformista para justificar a ausência de um bom repertório de leitura e ainda reclamam dos alunos, esquecem que são modelo de leitor e escritor, ignoram a função social da leitura e da escrita, apenas citam que é importante. Mas o que fazer, não é?

Anônimo disse...

Sabe que eu estou ampliando o meu repertório literário lendo os seus textos! Eu chego até a sentir um pouco de inveja, pois gostaria de ter um pouco mais de tempo para me dedicar a leitura de bons livros, mas, enquanto isso, tento ler o que posso para não me sentir nula desse mundo conteporâneo.

Anônimo disse...

sabe, tenho sentido uma vontade enorme de crescer, de aprender, buscar conhecimento de verdade. quanto tempo perdi, quantos livros ja poderia ter lido, mas vou correr e recuperar o tempo perdido. sou sua admiradora. obrigada por cada texto que voce escreve.