sábado, 21 de março de 2009

Sobre Tecnologia, Gosto, Salvador Dali, Gala Éluard e Eu


Todo mundo acha que eu sou totalmente dependente das novas tecnologias, que não ligo pra nada que não seja no computador, mas não é assim, apesar de 90% das coisas que leio hoje são no computador, ainda prefiro os livros impressos, como diz aquele comercial de cartão de credito “existem coisas que o dinheiro não compra” assim também como existem prazeres insubstituíveis. Apesar você poder assistir um filme em casa, sempre é melhor ir ao cinema com quem se ama, sentar bem pertinho, falar baixinho, e encostar a cabeça no ombro, cochilar por um segundo e perguntar o que aconteceu. Existem coisas que simplesmente nunca perderão sua magia e muito menos perderão a graça. Mas há uma questão básica, a graça que as coisas proporcionam para as pessoas são totalmente relativas, eu não sinto prazer em dançar nem ouvir forró como por exemplo o que me acordou hoje de manhã, cuja a letra dizia que “tinham soltado um bomba no cabaré e ia voar pra todo lado pedaço de mulher”, sinceramente eu não consigo descobrir como isso causa prazer em alguém, mas logo em seguida fui brindado com um grande sucesso do forro moderno, uma musica cujo o cantor se vangloriava de ser um “raparigueiro”, os ouvintes foram ao delírio, não demorou muito para eu ser presenteado com o maior fenômeno fonográfico da atualidade, o “Beber, cair, levantar” foi o êxtase, o coro foi geral, ai não deu mais, tive que levantar. Bem, não entrarei no mérito da questão “gosto”, pois as preferências são formadas pelo nosso conjunto de vivências pessoais, por exemplo, gosto de uma música do “Só pra contrariar”, pois me remete a um sentimento legal, que só eu sei, gosto das musicas francesas e italianas, pois me lembro do meu pai, mas sinceramente não consigo entender alguém lembrar da mãe em uma música que fala de cabaré, mas deve existir.
Gosto do surrealismo de Salvador Dali, os mais atenciosos podem perceber que algumas imagens que acompanham meus textos sempre tem um toque de surrealismo. Vejo o surrealismo como a linguagem dos sonhos, imagens desconexas que intrigam nossa mente, como quando acordamos de manha e tentamos encontrar coesão lógica daquilo que sonhamos, impossível, mas no fundo nos passa uma mensagem que não conseguimos desprezar, assim é Salvador Dali, acho que ele pintava seus sonhos, mas o que faz com que eu passasse a admirar Salvador era seu amor incondicional por Gala Éluard Dalí, sua esposa, apesar dela ser 10 anos mais velha, Salvador sempre lhe inseriria na maioria de suas obras de uma maneira diferente, sempre com aspecto de nova, com o rosto na idade que eles se conheceram. Na verdade era como seus olhos lhe viam, sempre bela, isso reforça minha idéia de atemporalidade do amor. Nossos olhos apaixonados conseguem perceber o impossível dos olhos normais, vislumbram a verdadeira beleza, a beleza eterna.

Pensamos que tudo de errado acontece com os outros, erramos
Vivemos o lado imperfeito daquilo que somos, falhamos
A vida nem sempre segue o nosso querer
Mas ela é perfeita naquilo que tem que ser,
É um ciclo...

Queremos os sonhos dos outros em nosso universo, mudamos
Naquilo que temos de mais bonito e imperfeito, humanos
Eterno enquanto dure tem um final
Mas meu amor por você é atemporal
Não tem preço...

O que é mais sagrado na vida é viver
Livremente, intensamente, sem medos
O que é mais sagrado na vida é viver
Plenamente, honestamente, viver..."
Joaquim Cezar

Mas esse negócio de tecnologia até que às vezes é legal sabia? Tem muita gente que conseguiu encontrar um monte de gente que não sabia há anos, então perceberam que ainda estão vivos, e conseguem perceber essa pessoa, assim como a 5, 10, 15, ou até mesmo 20 anos atrás, da mesma forma, os seus olhos não percebem a velhice do seu rosto, pois olhos apaixonados tem uma visão de profundidagem milhões de vezes maior que os olhos cinzas das pessoas comuns. Essas pessoas retomam o assunto exatamente quando interrompido há uma década, se divertem, dizem coisas bonitas e tudo mais, lembram das musicas que tocavam na época e até mesmo dos perfumes, se sentem felizes e descobrem que valem muito mais do que dizem do lado daqui do espelho. Nossos novos meios de comunicação, E-mail, Orkut e Messenger, trouxeram pra muitos uma coisa chamada saudade, a possibilidade de transcender a vida real e imaginar outra, recordar coisas boas como se fossem hoje, assim como diz Mario Quintana e Rubem Alves.

- O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
Mario Quintana.

- A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.
Rubem Alves.

Voltemos então, através dessa nova porta que se abriu, acho que eu não tenho pra onde voltar, acho que sinto saudade de algo que nunca vivi, mas às vezes sinto que queria alguém que pudesse conversar comigo e não me visse como um idiota por meus gostos, por preferir ler e escrever do que está na mesa de um bar, ou fingir felicidade numa rodada de musica alta e gente bêbada. Como já disse antes, preferem me jogar pro lado de La da cerca da sanidade, abriram meu Blog e disseram: “Meu Deus, ele ta doente mesmo, olha o que ele escreve, e olha essas imagens que ele coloca!!!” eu é que sou louco por gostar de surrealismo e eles são sadios por ouvir o forro da “bomba no cabaré” mas ta bom, o diagnóstico desse tipo de gente não me interessa mesmo. Vou eu continuar ver meus sonhos representados nas telas de Salvador Dali, admirar seu amor Por Gala e tentar sentir saudade de coisa boa.

****
Meu Deus, acho que reescrevi esse texto umas 4 vezes, a energia elétrica ta lastimável aqui, e ninguém diz nada, pelo amor de Deus, digam alguma coisa, reclamem, chorem................................................................................................... Desculpem a demora, é que tinha faltado energia de novo e por incrível que pareça meu computador não tem no-break. Até a Proxima.

4 comentários:

Anônimo disse...

queria ter a metade da leitura q vc tem.
Eliana André SC

Anônimo disse...

Estou vivendo exatamente isso q vc descreve. estou me sentindo outra pessoa.

Anônimo disse...

Realmente, as boas músicas, as belas imagens ou paisagens, o cheiro, o toque, são verdadeiros instrumentos da instrospecção humana. pois, ajudam a desenvolver a sensibilidade, mesmo para quem tem dificuldade em perceber os pequenos, mas grandes detalhes da poesia que há em uma bela letra ou melodia de uma música, o minimo detalhe de uma pincelada de um artista ao esculpir uma obra de arte.
Acredito que as pessoas estão em estado de normose conteporânea, pois acham tudo muito normal, inclusive as mulheres que se enpolgam dançando e cantando a músicas das cachorras achando que é uma adoração ou elogio do sexo oposto, não consequem perceber o que de fato está por trás das letras dessas músicas que só veêm as mulheres como um produto sexual. Perdoai, mas as vezes precisamos ser outros!!!!

Anônimo disse...

Falar sobre beleza, saudade, gosto e ainda tecnologia, é bem complexo, porém e interessante, pois nos faz viajar no nosso intimo, perceber nossos gostos, coragem,coragem sim, pois, os novos meios de comunicações facilitam você se posicionar sem precisar se expor e isso é um fato positivo, se considerarmos que grande parte das pessoas não tem a coragem que você tem, de escrever e assinar.
Mas acredito que cada pessoa tem o seu tempo, tempo de ouvir, falar, escrever, aceitar o que vê, ouve ou lê, como escreveu Arnaldo Antunes:

O meu tempo

O meu tempo não é o seu tempo
O meu tempo é só meu.
(...)
O seu tempo é o tempo que voa.
O meu tempo só vai onde eu vou.

(...)
O tempo de cada um é singular, o que nos resta a fazer é torcer para que aas pessoas não percam no tempo, que respeitem o tempo dos outros, que busquem ajuda para compreender o tempo dos outros.