sexta-feira, 27 de março de 2009

Jabutis

Tenho que admitir que me surpreendi com a repercussão dos meus últimos textos que escrevi sobre educação, muita gente gostou, mas para muita gente o que eu disse foi ofensa. Puseram o chapéu em suas cabeças e me criticaram, fui ameaçado, disseram que era melhor eu ficar calado. Mas sabe de uma coisa? Eu não acho, vou continuar falando e escrevendo o que eu acho, acho que as coisas estão tomando rumos estranhos sabe, acho patético como algumas pessoas continuam fazendo as coisas em busca do sucesso, essa semana desisti de prestar meus serviços técnicos aonde trabalho, pois simplesmente estava sendo vítima de uma série de críticas infundadas por parte de algumas pessoas (entenda idiotas) que afirmam e pregam minha incapacidade técnica aos quatro cantos, mas sempre em ocasiões que não posso me defender, ou seja, pelas minhas costas. Mas ai descobri que tudo tinha seu motivo, queriam simplesmente minha vaga, então abri mão, pois graças ao meu bom Deus e minha capacidade inquestionável (por gente de boa índole e percepção), tenho o privilégio de poder escolher o que fazer, então decidi voltar ao meu trabalho antigo e continuar fazendo as outras muitas coisas que já faço. Deixando a modéstia um pouco de lado, chega a ser hilário, se não fosse vergonhoso, algumas pessoas me questionarem tecnicamente, não tenho vergonha e muito menos medo de dizer que eu sou bom no que eu faço, que me garanto, pois pra isso chego a estudar 14 horas por dia, que viajo em busca de cursos, que leio muito, mas infelizmente no mundo de hoje em dia, tem gente querendo que vejamos cabelos em ovos e chifres em cavalos, e ai de você que não veja, muitos querem grandes cargos, mas poucos (entenda pouquíssimos) dão conta do recado, pois são pessoas preguiçosas, que não leem, não estudam, pois estão perdendo tempo demais bajulando qualquer um que possa lhes trazer benefícios. Mas infelizmente uma mentira contada milhões de vezes, não se torna verdade, pois a verdade é uma só, mas atrapalha um bocado gente de bem que não tem oportunidade de dizer a verdade. Chega a ser meio que triste, mas a verdade está fora de moda, démodé.

Se pra poder se dar bem nessa vida eu tiver de fechar os olhos pra algumas coisas, me desculpem mas não dá, ainda me resta a capacidade de indignação e o dom de escrever, e isso alguns vão ter de engolir. Espero com paciência, pois sempre, por mais que demore um pouco, o conhecimento sempre é necessário, então você, que se esforçou, trilhou o caminho correto, da honestidade, vai aparecer, o mundo da muitas voltas, e acaba por peneirar algumas coisas. Se você ver um jabuti em cima de uma arvore, tenha certeza de uma coisa, alguém o colocou lá, outra certeza é, um dia ele vai cair de lá, e quando cair não vai conseguir subir de novo. Um grande exemplo de jabutis em cima de arvores foram os livros didáticos de São Paulo que tinham dois Paraguais. Simplesmente quem os revisou não sabia o que deveria saber, ou seja, noções básicas de geografia. Mas o que mais me intrigou foi à justificativa da responsável de todo esse balaio, minimizando os fatos, dizendo que os livros eram apenas pra complementar as aulas, e que eram instrumentos novos, quer dizer que, como são instrumentos que não existiam anteriormente, não precisam ser corretos? Ela simplesmente quis dar entender que eles estavam fazendo mais do que deviam, oferecendo tais livros aos alunos, mais ou menos como, cavalos dados não se olham os dentes, ou cavalos dados não se olham os rabos. Sé é uma questão de esmola, então que não dê, pra que serve um livro que ensina errado? E como um relógio sem bateria, mesmo que seja dado, mesmo assim nunca servira pra nada.

Pior do que o fato, são as justificativas absurdas, só faltou quererem nos convencer que de fato existiam dois Paraguais, mas por aqui, tem gente que se lhe disser que existem dois Paraguais é melhor você acreditar, se não você corre o serio risco de ser perseguido, mas para o desespero total desse tipo de gente, pra mim só existe um Paraguai, e independente de quem queira me convencer que há dois, pra mim sempre terá apenas um, e eu estarei aqui escrevendo isso pra vocês.

Sabe de uma coisa? Estou meio decepcionado de ver tanta gente sem as mínimas condições se dar bem nesse pais, sinceramente, acho que deveríamos mudar essa bandeira e colocar um árvore bem alta com um jabuti em cima, seria o melhor símbolo pra esse pais desmoralizado, que tem um congresso com mais de 30 mil jabutis colocados um a um em cima dessa grande arvore, por essa corja de ratazanas velhas eleitas com voto de nossa maioria analfabeta, mal alimentada mas enganada pelo governo. Sinceramente as vezes eu tenho vergonha de morar no Brasil, já me deu vontade de me mudar daqui, mesmo que seja para o Paraguai vender contrabando, mas ai me vem a pergunta, pra qual Paraguai eu devo ir?



9 comentários:

Laudyson de Jesus disse...

Jabutis sobem árvores? Conheci um que pulou um muro, e subindo por cima dos outros. Imagine a cena.
Realmente caro amigo, infelizmente tem muita gente que não sabe nem se existe um tal Paraguai imagine dois. É culpa so sistema? Não. É culpa do Jabuti. Que além de ficar na árvore ainda defeca nos transeuntes que passam por perto. Fico com sua esperança de um dia eles caírem e os que trilharam, sempre, o caminho da honestidade, alcancem não o topo da árvore, mas limpem a bosta dos Jabutis.
Abraços.

Paz e Bem!

ipixuna do pará disse...

ai paulinho desabafando, vc ta certo os outros pençam que deve ser facil um jabutir subir em uma arvore, mas deixa eles pençarem que e facil. rsrsrs. o facil e os outros obercervarem o trabalhos dos outros e criticar. vida boa e do vizinho. daqui a pouco essas pessoas estam ate tomando a vaga do prefeitos,que ele lutou e ta lutando ate hoje. ele que abra os olhos dele...

Anônimo disse...

È! como disse Casuza "nossa piscina está cheia de ratos, nossas idéias não correspondem aos fatos." Vejo a nossa cidade com grandes oportunidades para crescer e aparecer, contudo, ainda existe muitas pessoas que precisam vê-la com outro olhar, para assim, ajudar em seu desenvolvimento, precisamos de pessoas que tenham mais compromisso com o que fazem, que todos os dias estejam em seus lócus de trabalho, não somente pelo salário, mas precisamente porque sabem da importância do seu trabalho como um bem para a coletividade.
Os nossos governantes precisam ter a consciência de que os bajuladores, tem uma grande caracteristicas, apontam defeitos dos outros, mas não sabem como agir, caso estivesse no lugar do outro, querem o lugar do outro, mas se omitem em agir, em mostrar o que sabem de fato fazer. E como é dificil fazer, o mais comodo é atirar pedras nos outros.
Acreito Paulinho, que você já deixou sua marca no nosso municipio, marca essa importante para o desenvolvimento, você é uma pessoa abençoada, por tanto, não fique indignado, pois, muitas pessoas já conhece o seu potencial como profissional, e mesmo sendo distante de você conhece um pouco de você enquanto pessoa, então deixe os ratos e os jabutis, pois sempre aparecerão outros predadores na cadeia trófica que farão o mesmo que estão fazendo com você.

Anônimo disse...

vc simplesmente chegou a perfeição, esse texto diz tudo q anda engasgado na garganta dos ipixunenses.

Anônimo disse...

Paulo eu tenho orgulho de dizer que fui teu aluno e compartilhado algumas coisas que aprendemos, e confesso que aprendi com você a ver também jabutis em arvores,e aqui onde moramos já vi cobras e cobras criadas que sabem muito bem fazer as maracutaias para se manter lá em cima e perseguem como se fossem cães farejadores.
O incrível é que essas cobras quando é para elas sobirem ela se fingem de animais sensíveis e, inocentes, humildes e acima de tudo interessados em ajudar os pobres coitados que também não sabem ou não tiveram chance ou ainda só aprenderam a ajudar as cobras a subir.

Anônimo disse...

sabe paulinho, voce esta na historia desse municipio mesmo que um dia resolva ir embora, jamais sera esquecido. nao sei se da p dizer que esse é o melhor texto que voce ja escreveu,mas, sem duvida posso sentir em cada virgula a verdade das tuas palavras eu poderia descrever o que vc sentiu ao escrever esse texto. eu diria que esse texto deveria ser lido nao apenas por ipixunenses, mas por todos os brasileiros, pois essa é uma triste realidade. saiba que mesmo de longe vc ajuda a muitas pessoas, voce é iluminado por DEUS uma pessoa do bem que só deseja justiça. obrigado por cada texto teu!

Anônimo disse...

Dessa vez vc arassou com esse texto,diz tudo que muita gente queria ter a coragem de dizer e nao tem pelo simples fato de ter medo do que a sociedade vai ou nao achar.Vc melhor do ninguem sabe da imensa admiracao q tenho por vc,pelo profissional e em off pelo pessoal tambem (rsrsrs sempre frizo o profissional,mas hj to admitindo q o pessoal tbm)Esses dias estive observando uma pessoa q esta ocupando um cargo muito importante na sociedade aki na nossa cidade,pecebir o quanto ele nao sabe conversar com as pessoas,de como ele usa palavras tipo `pora,caralho e etc em uma conversa que pra mim era pra ser considerada formal.Mas infelismente ele e mas um dos Jabutis q foram colocados em cima das arvores e que com certeza um dia terao um tombo tao grande.Enquanto ficamos aki vendo tantas injusticas, enquanto tem gente por ai trazendo o gato,o papagaio e o rato pra trabalharem na cidade,pessoas q nao deram um pouco do seu suor para a melhora e a mudanca dessa cidade.Sei q essa nova tarefa q vc vai fazer que vai ganhar e muito vai ser esses alunos q vao ter a oportunidade de ter um professor excelente,com conhecimentos excepcionais.Parabens por ser essa pessoa com coragem e ousadia!!!

Anônimo disse...

anônimo diz: foi mal escrever Cazuza com S, mas é a pressa do pensamento em acompanhar os movimentos das mãos no decorrer do processo de escrita.mas, o fundamental é que citei o que estava pensando. RSSSSSS!!!!

Handerson Rogério disse...

Cara!! Todos nós estamos sujeitos a críticas, e geralmente quem nos critica são pessoas não dotadas de capacidade para nos substituir, pessoas totalmentes idiotas que acham que podem nos intimidar com ameaças bobas. Eu desafio aqui em Ipixuna alguma pessoa pra ter o conhecimento em informática que você tem.
Hoje existe em Ipixuna um grupo de pessoas que trabalham com manutenção de computadores, e todos que fazem parte desse grupo foi você quem formou, ou seja, se você não tivesse passado por Ipixuna, não existiria algumas pessoas com conhecimento específico em manutenção de computadores, isto é, seríamos todos ignorantes e idiotas iguais essas pessoas que criticam o seu trabalho.
Fica frio que esses jabutis vão cair, e eu não sei se o casco deles é resistente ao ponto de não quebrar.
Estou a sua disposição para conversamos sobre qualquer coisa, inclusive sobre os jabutis...