domingo, 20 de abril de 2008

Leonardo e Eu

Acordei com uma dúvida, qual a personalidade mundial que eu mais admirava? De tanto pensar, descobri que sou uma pessoa com diversas faces, não faces de personalidade, mas sim faces de coisas que admiro e acompanho, ou seja, coisas que tomo pra mim na construção do que sou eu. Deixa eu explicar melhor, é mais ou menos assim, o que somos nós? Somos a soma de tudo aquilo que gostamos e fazemos, tomamos para nós, isso somos nós, descobri então que a soma de tudo que sou são muitas coisas, não sou especialista em nada, sou um pouquinho de cada coisa. Quando cheguei a essa conclusão fiquei um pouco preocupado, pois nos dias de hoje a globalização e as tendências educacionais apontam para o outro lado, todos querem super-especialistas para tudo, super-especialistas em digitação, super-especialistas e PHDs para pregar rótulos em latas de creme de leite, querem super-especialistas na função de apertar determinado parafuso de determinada maquina de determinada empresa que faz determinada coisa para uma determinada função do dia-a-dia, talvez isso seja mais uma forma de nos alienar? De nos impedir de pensar? Dizem que precisamos nos dedicar integralmente à determinada coisa para que possamos evoluir mais rápido, e que se estudarmos muitas coisas acabamos por não desempenhar bem nenhum papel, isso dizem os novos educadores estimulados pela pressão da qualidade total na educação que é a mais nova exigência do mercado. Só pra chatear eu sou diferente, penso diferente, a vida é muito grandiosa, cheia de possibilidades para gostarmos e nos dedicarmos a uma coisa só, tenho pena dos que fazem isso, gosto mesmo é do Leonardo da Vinci Em toda sua vida trabalhou com, urbanismo, aerologia, hidráulica, engenharia, guerra, anatomia, náutica, mecânica, botânica, pintura, filosofia, escultura, poesia, arquitetura, física, geologia, óptica e ainda arrumava um tempinho pra música.

Talvez se Leonardo da Vinci vivesse nos dias de hoje estivesse desempregado, qual empresa comportaria Leonardo? Como cumpriria seu expediente? Quem levaria a sério seu currículo? Por isso digo a vocês, daqui a um tempo, corro sério risco de estar desempregado, pois não sou especialista em nada, pois meu espírito é grande demais. Agora, então, decidi que meu blog será um pouquinho de cada parte que forma meu todo, cheguei a conclusão de que posso sem problemas comentar sobre música e dizer que estamos vivendo uma das piores crises intelectuais da história do mercado fonográfico brasileiro, posso comentar sobre livros, e dizer que os bons livros de verdade, nunca aparecem na lista dos mais vendidos, e que 90% dos livros que são comprados no Brasil, não são lidos de verdade, são comprados apenas para enfeitar as estantes, posso comentar sobre Artes Marciais e dizer que o Lyoto Machida será brevemente o campeão do UFC vencendo o Chuck Liddell no final do ano em uma luta surpreendente, posso falar sobre política e afirmar que o presidente Lula, vai sim tentar o 3º mandato e que a Dilma Rousseff é só uma desculpa esfarrapada, posso falar sobre economia, e dizer que as bolsas de valores não irão quebrar como na crise de 1929, posso falar sobre games e afirmar que a nova geração de games ira evoluir bastante a jogabilidade atual e que GTA e Winning Eleven, serão por muito tempo, ainda, os jogos a serem batidos, e que o Playstation 3 vai ser o principal console da década, posso falar de Informática e dar a dica de um site excelente que encontrei http://colunas.g1.com.br/tiraduvidas/ , posso falar como educador e dizer que nossos gestores burocratas estão acabando com a criatividade de nossos filhos, e que eu me recuso a ser um simples especialista, a não ser que deixem que eu seja um especialista em especial, que eu seja um cara especializado em pensar, ai eu aceito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara deu uma lida nesse texto e realmente acho que está, até me identifiquei com ele, cheguei a conclusão de que eu também sou assim, não sou especialista em nada mais conheço um montão de coisas, e acho que esse é o principio que vou ensinar aos meus filhos, conhecer de tudo um pouco e não estagnar apenas em uma simples especialização, para que possa ser chamado de um simples especialista nisso ou naquilo, dani-se quem não concordar! op´s passei da conta!, mais é isso mesmo, desculpe o desabafo mais é oque penso, até uma próxima! Parabéns pelo texto Paulinho
ASS... EU! Teton.