terça-feira, 15 de abril de 2008

A Walk To Remember

Existem idéias que ficam por dias na minha cabeça mas, não consigo encontrar palavras para explicá-las, então as deixo guardadas na minha caixinha de idéias-sem-palavras, assim como os delegados fazem com crimes sem solução, os arquivam, assim faço eu, arquivo minhas idéias sem solução. Essa minha caixinha de idéias-sem-palavras está superlotada, do mesmo jeito que está lotado os arquivos de crimes não solucionados pelos delegados, porém há, uma diferença muito grande entre eu, e os delegados, eles não estão nem um pouco preocupados com os seus casos não resolvidos, quando os arquivos enchem, compram outro armário maior para que caibam mais casos não resolvidos. Já eu, não consigo comprar e nem aumentar minha caixinha, isso me causa dor de cabeça, e ter dor de cabeça é muito chato. Porém, assim como acontece nos casos de crimes arquivados, uma nova evidencia aparece, e um investigador (daqueles novatos ainda estimulados com a carreira) em uma madrugada sem sono, tem um estalo, monta o quebra cabeça e consegue solucionar o caso e fazer justiça. Assim sou seu, colho a evidencia, e justamente em uma madrugada sem sono (que são muitas) consigo dar palavras a minha idéia, e assim soluciono o meu caso, que no fundo, sei que não é só meu, é um caso que muitos esperam por solução, e nem mesmo sabem disso.

Há tempos, descobri que o mundo das palavras escritas é muito restrito, e falar através delas algumas coisas é muito difícil, é preciso inventar códigos, que só são decifrados pelas pessoas certas. Esse código até que tem nome, ele chama-se metáfora, por exemplo esse é o artifício utilizado pelos poetas para explicar a inexplicável experiência do apaixonamento. Só através da metáfora se diz algumas coisas. Metáforas e poesias não se explicam se sentem, e se não se sente, não adianta tentar explicar, pois é coisa que vem de dentro e não de fora.

Há algumas semanas atrás desvendei dois grades mistérios através da ajuda de dois filmes que assisti, (não gosto muito de filmes, e nem gosto muito de escrever sobre filmes, mas esses foram especiais) com duas metáforas simples, a primeira solução veio do filme “Um amor pra recordar”( Titulo Original: A Walk To Remember,Gênero: Drama / Romance Duração: 101 min Ano: 2002) nesse filme, descobri que existe a beleza bonita e a beleza feia, mas que a beleza feia pode se tornar bonita pela experiência do amor verdadeiro, eu já desconfiava disso mas não sabia como dizer. Aprendi também que experiências de amor verdadeiras são atemporais, estão acima das leis do tempo, vivem em uma outra estação, onde as ações envelhecedoras do tempo não funcionam, essas experiências, moram em uma casa simples de manhãs sempre cobertas por nevoa, de gramas verdes, de um gramado infinito, de telhado de telhas de barro e uma grande varanda com plantas de flor ao redor, acho muito parecido com as poesias de Robert Frost. Lá não há celulares, nem computadores e muito menos televisão, qualquer uma dessas coisas quebraria o encanto e faria com que o tempo voltasse a correr, lá moram as essências dos nossos sentimentos, sentimentos ainda puros, cristalizados para que possamos lembrá-los de maneira ainda verdadeira, sentimentos sem a mistura envenenada do interesse.

Outro filme que me fez revelações valiosas chama-se: “Um sonho de Liberdade” (Título Original: The Shawshank Redemption, Gênero: DramaTempo de Duração: 142 minutos, Ano de Lançamento (EUA): 1994). Descobri através dele que a verdadeira liberdade pode estar em nossa maior prisão, e que muitos vivem presos dentro de si mesmo pelo medo da frustração. Porque o pavor das frustração? Já deveríamos estar acostumados com elas, são tão corriqueiras, não vale a pena esquecer do nosso sonho de liberdade, mesmo que às vezes distante. Não vale a pena entregar os pontos e deixar a vida passar, como dizia Renato Russo em sua poesia chamada Natália:

É preciso acreditar num novo dia, 
Na nossa grande geração perdida,
Nos meninos e meninas, 
Nos trevos de quatro folhas, 
A escuridão ainda é pior que essa luz cinza, 
Mas estamos vivos ainda. 
 

Descobri então que Adoro recordar minhas experiências atemporais e procurar meu sonho de liberdade (acho que a graça da vida é procurar) essa semana fui à casa de gramado infinito, fiquei lá por um tempo, foi muito bom, descansei meu espírito, andei de mão dadas com a inocência e brinquei com a pureza dos meu 15 anos, mas tive que voltar, para atender meu celular, todos estavam preocupados, fechei a porta bem de vagar para não acordar quem lá dormia o sono da eternidade, um dia quem sabe eu não volte, não marcarei datas pois lá não existem calendários e nem relógios, não há sistematizações, mas voltarei, sei que lá, não se trata de um lugar para fazer morada, é apenas para visitar e depois sentir saudade gostosa, lá é pra sentirmos liberdade e descobrir que estamos vivos ainda.

* Desculpem por passar a semana toda sem postar, estava na casa de gramado infinito, e lá não tem computador.

Paulo Roberto do Carmo Braga 15 de abril de 2008

2 comentários:

A! disse...

"(...)Aprendi também que experiências de amor verdadeiras são atemporais, estão acima das leis do tempo, vivem em uma outra estação, onde as ações envelhecedoras do tempo não funcionam..." (P.R.B)

A D O R E I o texto Paulinho, destaquei a parte q mais me chamou atenção mas, ele todo foi mto reflexivo pra mim.

Pensamos parecido, as vzs a minha "caixinha" tbm ñ aguenta. rs

Abraço de sua fã,

Arliene =)

Anônimo disse...

Paulo, um amigo me disse que a vida é como uma estrada, e a gente é como se fosse um motorista que guia um carro que por ela anda.
Porém, se vc tem uma vida que não apresenta problemas, dificuldades, obstáculos etc... é como se vc fosse dirigindo por uma estrada larga, sem avistar abismos, "subidas e descidas" e aí no percusso dessa estrada vc dormiria no volante e seria a hora que iria aparecer um abismo e nessa hora acabaria e vc não teria uma estória para contar.
Porém se vc anda por uma estrada com curvas e obtáculos vc não teria como dormir no volante, e teria uma estória para contar no final.

Olha, se alguém te critica o que vc faz, o que vc quer ser, é porque não pode fazer o que vc faz e nem pode ser o que vc é...

abraço de um aluno teu!