terça-feira, 11 de março de 2008

EU PRECISO ACREDITAR EM JARDINS

Esse é um Texto um pouco antigo que fiz a uns anos atrás, mas está servindo muito pra mim esses dias. quando li, senti uma força especial, sei q muita gente sente o que eu sinto, por isso resolvi posta-lo, pra falar ao coração de quem precisa...






EU PRECISO ACREDITAR EM JARDINS

Hoje resolvi escrever e assim me dedicar às pessoas que me gostam em silêncio, sim, em silêncio, descobri que existem pessoas que me admiram sem dizer, certo dia, certo alguém, que até então não conhecia me surpreendeu, ela tina simplesmente todos os meus artigos, e músicas escritas em um caderno, sabia minuciosamente todas as vezes que tinha tocado em público e gravações, em fim, sabia de coisas que até não lembrava mais, inclusive uma gravação que nem eu mais tinha, então ela pediu que eu assinasse seu caderno de perguntas, então prontamente me dispus, a final, não poderia deixar de fazer isso por uma pessoa que me prezava tanto. A ultima pergunta da ultima pagina era eu que fazia para ela, então perguntei, porque você se interessa tanto pelo o que eu escrevo? então ela me respondeu, porque suas letras de música e palavras de artigos, são letras e palavras de sonho, de esperança, de despertar, e eu preciso disso, minha realidade é muito dura, eu preciso acreditar nisso para continuar.
Juro, que nunca esperava que alguém me admirasse secretamente assim, ao contrário, sempre pensei que tinha muita gente que me odiava em secreto, mais que gostasse, não acreditava, mas isso não importa, o importante foi à resposta que aquela menina me deu, isso martelou dias e dias na minha cabeça, não conseguia ignorá-la, até que eu tentei, mais não conseguia de forma alguma cumprir meu desejo de silenciar-me, não queria mais falar a ninguém por meus textos ou músicas, estava muito cansado e decepcionado com tudo, não queria mais que ninguém me ouvisse, achava que eu tinha decepcionado, que tudo que eu falava sobre mudança, sonhos, desejos, não eram verdade, que o sonho de construir um homem liberto, pensante e singular não poderia ser concreto, que a vida poderia ser diferente e com mais cor, era apenas um sonho, estava cansado, triste, e convencido de que eu tinha sonhado o sonho errado, e que os sentimentos eram pra ficar mesmo, adormecidos. Porém, o que aquela moça me disse me tocou de forma diferente, então lembrei-me de uma parábola que escutei a anos atrás contada por Herbert de Souza em uma campanha publicitária na TV, e era mais ou menos assim: Certo dia um caixeiro viajante que passava no interior de uma pequena cidade observou um homem que pregava insistentemente sua ideologia aqueles que caminhavam pela pequena praça da cidade, o que intrigava aquele homem (o caixeiro), não era a ideologia que ele pregava, mas sim o entusiasmo que aquele pregador demonstrava mesmo que todos ali o ignorassem. Então o vendedor prosseguiu sua viagem às milhares de outras cidadezinhas pequenas espalhadas pelo Brasil. Porém, muitos e muitos anos depois o caixeiro acabou voltando àquela cidade, e por mais impressionante que parecesse, o mesmo homem, agora bem mais velho, pregava com o mesmo entusiasmo a sua crença aos que passavam pela mesma praça. Não conformando com o que via foi o viajante ao encontro do pregador e lhe perguntou:
- A mais de 20 vinte anos vim aqui nesta cidade e vi você aqui neste local falando seus pensamentos as pessoas que passam pela rua, mas você já percebeu que ninguém lhe ouve? Ninguém lhe da atenção, porque não desiste?
Então respondeu sabiamente o pregador
- Minha missão maior e convencer essas pessoas da minha ideologia, se ou me calar essas pessoas que estarão me convencendo ao silêncio.
Descobri que estava convencido ao silêncio, mais não ao silencio do corpo, pois o silencio do corpo cala apenas nossas bocas, mais não nossa alma, eu estava convencido ao silêncio do coração, silêncio que destoe a individualidade, a singularidade, a minha vontade de viver. Talvez o silêncio do coração seja a pior das doenças, a que envenena mais, a que deixa maior seqüela, o que mata sem perceber, o silêncio simples, até que é bonito, às vezes falamos tanto com nosso silêncio quando ele apenas é simples, às vezes calamos nossas bocas e falamos com o coração, falamos com os olhos, isso é simplesmente lindo.
Assim com os casais de namorados apaixonados se comunicam, através dos olhos e do coração, falam pouco, apenas se sentem, o silêncio é tão grande, que cada um ouve a batida do coração do outro, de maneira doce, quase que sagrada, eles apenas se sentem, se transcendem, esquecem de tudo que os cercam, vivem o presente, o momento, voltam a ser criança, que são sabias, e vivem uma coisa de cada vez, não acreditam no amanhã, e por isso são felizes, não importa o sofrimento que os cerca, são apenas felizes.
Hoje resolvi escrever para me apaixonar de novo pela vida, me apaixonar pela idéia de tudo ser diferente, me apaixonar pelas coisas que eu faço, pelas coisas que eu escrevo, que eu penso, é preciso se apaixonar todos os dias para que as coisas sejam um pouco menos difíceis, não que a paixão seja sempre alegre, ela é triste, então devemos aprender a conviver com a tristeza, torná-la sua companheira, às vezes, sua única companheira, sua ajudante, sua crítica, é preciso domesticá-la e deixá-la sobre controle, não se pode aborrecê-la, nem subestimá-la, apenas respeitá-la e deixá-la em paz, não se pode negá-la, esse é o preço dos que desejam viver apaixonados, a paixão é sempre triste, é sua condição, e sua sentença para aqueles que se habilitam, a paixão é triste, as vezes representada em forma de saudade ou decepção, mais ela é sempre triste, mas nunca acomodada, é triste pois os apaixonados são seres transcendentes e a transcendência e o que representa a grandiosidade do ser humano, a sua condição infinita, do querer mais, do poder mais, do quebrar tabus, ir além, buscar sempre mais, transcender é conquistar o improvável, é se arriscar por caminhos desconhecidos, é imaginar o que não se pode imaginar e querer o que não se pode querer, é passar por barreiras consideradas impossíveis.
Vou me apaixonar de novo, vou me dedicar àqueles que gostam de mim. Eu queria dizer que eu também escrevo para amenizar minha realidade, escrevo quando minha realidade é quase insuportável, quando a tristeza me desola, quando a saudade bate forte, eu preciso acreditar que existem coisas belas, eu preciso acreditar em jardins.

Paulo Roberto Braga

3 comentários:

Anônimo disse...

Você precisa ter sonhos, para que possa se levantar, todas as vezes que cair.
Acreditar que, a toda hora, acontecerão coisas boas, e mudar o rumo da sua vida.
Você precisa ter sonhos grandes e pequenos. Os pequenos são as felicidades mais rápidas, os grandes são os que dão força para suportar o fracasso dos sonhos pequenos.

Você tem que regar os teus sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta para que cresça...
Precisa dizer sempre a você mesmo: "Vou conseguir! - vou superar! - vou chegar no meu sonho!"

Fazendo isso, você estará cultivando sua luz, a luz das esperanças, que nunca deve se apagar, pois ela é a imagem que você passa pras outras pessoas.
É através dessa luz que todos vão lhe admirar, acreditar em você e te seguir.

Mire -se na lua, pois se você não puder atingi-la, com certeza irá conhecer grandes estrelas... Ou quem sabe, poder ser uma delas!
NATHALIA.

Railmara e Rosália disse...

Paulinho.
Só queremos neste momento poder expressar um pouco do carinho que temos por você, sabemos o quanto somos egoístas e não soubemos está do seu lado, no momento em que você nos procurou. Porém ninguém é perfeito e nos você sabe como somos. Neste momento o que, mas queremos é que você possa se recuperar o, mas rápido possível, pois você faz uma imensa falta. Só sabemos o valor de uma pessoa quando a perdemos, mas graças a Deus não precisamos disso pra saber o quanto você é especial e é alguém que já nos ensinou muitas coisas, que é espelho pra muitos, que é uma pessoa inteligente e que com certeza ainda tem muitas coisas boas pra nos ensinar e muitos puxões de orelha pra nos dar e nos muitos momentos para nos estressar com você.
Mas o que é mais importante agora é a sua recuperação, que você possa voltar a ser o velho Paulinho de sempre...
Estaremos torcendo por você.

Fike com Deus.

Rosália e Railmara

Railmara e Rosália disse...

Assistimos o filme e ele toca bastante...sabemos que pessoas que ñ sabem nada de vc,que ñ lhe conhece nem um pouco ñ façam idéia de como vc está se sentindo,,mas por te conhecermos um pouco podemos pelo menos te compreender e saber tbm o quanto tá sendo difícil pra ti esses dias assim como tem sido pra gente saber que vc ñ esta .Paulo só keremos q ñ esqueça nem por um segundo que torcemos por vc...